Confira nossa versão impressa

‘Jesus não está comigo quando rezo só?’

Hoje respondo a esta dúvida da Maria Aparecida, do bairro Chácara Mafalda. “Jesus diz em Mateus 18,20: ‘Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles’. Eu, porém, rezo muito só. Jesus, então, não está comigo? Não está na minha casa? Esta passagem me deixa inquieta.”

Minha irmã querida: que bom que você é uma pessoa de oração! Continue sendo, ore sempre. Agora, o fato de Jesus afirmar a importância da oração em comum, garantindo sua presença entre os que oram em nome Dele, não significa que Jesus menospreze a oração individual. Até porque Jesus orava publicamente, orava com seus discípulos, e se refugiava em lugares solitários para orar com o Pai.

Lembre-se também, Maria Aparecida, de que a oração é um diálogo entre Deus, nosso Pai, e nós. Deus, uno e trino, se faz presente em nossa oração. Assim, quando oramos, ele está em diálogo conosco. Num diálogo nós falamos e Deus nos ouve. Deus fala e nós ouvimos. Desde criança, no Catecismo, nós dizemos que orar é conversar com Deus, não é mesmo?

E para arrematar nossa conversa, Maria Aparecida, lembre-se também de que Jesus valorizou demais a oração em particular. O mesmo Jesus que disse que Ele está no meio de pessoas reunidas em seu nome, disse, também, em Mateus 6, versículos 5-6: “Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade, eu vos digo: já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

Só um lembrete final, minha irmã: você pode rezar sozinha, mas ore também em comum, e jamais se esqueça da oração litúrgica, da missa, em que Deus nos fala e nos alimenta com o Pão da vida. Fique com Deus!

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Cinema: Em Defesa de Cristo

The Case For Christ – no Brasil, “Em Defesa de Cristo – é um filme norte-americano dirigido...

‘Estás com inveja porque sou bom?’

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM 20 DE SETEMBRO DE 2020 Um patrão sai de madrugada a contratar trabalhadores para...

Quem foi o sacerdote Melquisedeque?

O Ricardo Paiva, que mora no bairro do Itaim, pede que eu fale a respeito de Melquisedeque, citado na Bíblia.

Para ter a paz no coração

É possível ter paz no coração em um tempo tão difícil como o que estamos vivendo? Minha mãe repetia-nos muitas vezes (tanto...

Ecologia integral

A celebração do Dia da Árvore, estipulada no Brasil para o próximo dia 21, antevéspera da primavera, nos dá a ocasião de...

Newsletter