Na reza do Rosário, quando rezar a Salve-Rainha ou a Ladainha de Nossa Senhora?

A Lourdes Oliveira, de Guarulhos (SP), envia a seguinte pergunta: “Quando rezamos o Rosário, os quatro mistérios, devemos rezar a Salve-Rainha em todos ou pode ser apenas a Ladainha de Nossa Senhora no final?”. 

Lourdes, como você sabe, a palavra rosário significa “um buquê de rosas”. O Rosário, portanto, é um buquê de rosas, de orações, que oferecemos a Nossa Senhora.

O Rosário pode ser chamado também de “Bíblia dos pobres”, porque em cada dezena de Ave-Marias há um Pai-Nosso. Nós contemplamos os mistérios de nossa fé, da anunciação a Maria à coroação dela no céu, do nascimento de Jesus à sua Ascensão ao céu.

Quando grande parte da população era analfabeta, e poucos podiam ler a Bíblia e orar os 150 salmos, as 150 Ave-Marias e os 15 mistérios da fé se tornaram a prece dos simples.

Durante séculos, o Rosário foi rezado inteiro diariamente ou apenas um Terço das 150 Ave-Marias. Vem daí a palavra Terço, isto é, um terço do Rosário.

São João Paulo II, porém, aumentou mais cinco mistérios (os luminosos), em que contemplamos a vida pública de Jesus.  Hoje, então, o Rosário consta da contemplação dos mistérios gozosos (anunciação do anjo, visita de Maria a Santa Isabel, nascimento de Jesus, apresentação do menino Jesus no templo e encontro do menino Jesus entre os doutores), dos mistérios luminosos (Batismo de Jesus, Bodas de Caná, anúncio do Reino, Transfiguração de Jesus e instituição da Eucaristia), dos mistérios dolorosos (oração no Horto das Oliveiras, flagelação de Jesus, coroação de espinhos, o caminho do calvário e crucifixão e morte de Jesus) e os mistérios gloriosos (Ressurreição de Jesus, Ascensão, Pentecostes, Assunção de Maria e Coroação de Maria no céu).

Quem reza somente uma quarta parte do rosário, que continuamos chamando de Terço, embora agora seja um quarto, termina com a Salve-Rainha e a Ladainha de Nossa Senhora. Quando, porém, se reza o Rosário inteiro, pode-se deixar a Salve-Rainha para o final de tudo.

E ore sempre, Lourdes. E não se esqueça de mim. Fique com Deus.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários