Desta vez, respondo à pergunta de uma senhora que pediu que não fosse identificada. “Padre, sou batizada, fiz a primeira Comunhão, Crisma e me casei na Igreja. Meu casamento, porém, não deu certo. Fui traída. Há oito anos, Padre, estou com uma pessoa muito boa e ele também é divorciado. Não somos casados nem no civil nem no religioso. Disseram-me que não posso comungar. É verdade?”
Minha irmã, quem lhe disse que tanto você quanto seu companheiro estão impedidos de comungar está correto. Não podem mesmo, porque o juramento solene que cada um de vocês fez diante do altar, por ocasião da primeira união, foi para sempre. Jesus foi muito claro quando disse que o homem não pode separar o que Deus uniu.
Agora, minha irmã, tenho duas coisas a dizer: primeiramente, vocês dois continuam filhos amados de Deus e da Igreja, e são convidados a construir um lar cristão, a conduzir os filhos nos caminhos de Deus e a se encontrar com Deus na oração, na missa, na vida em comunidade, nos pequenos e pobres com quem Jesus se identifica.
Em segundo lugar, acho que vocês dois devem fazer o possível para verificar se o primeiro casamento que tiveram não pode ser considerado nulo. Existe um processo no Tribunal Eclesiástico que se chama “verificação de nulidade matrimonial”. Vocês entram com um processo e, se for verificada a nulidade do primeiro casamento, poderão se casar e, aí sim, receber Jesus na Santa Comunhão.
Procure o pároco da igreja que vocês frequentam para se informar melhor. Vou torcer para que vocês consigam chegar ao casamento na Igreja. Se não conseguirem, lembrem-se: confiem na misericórdia de Deus, que não deixa de nos amar por nada neste mundo. Deus abençoe vocês!
acho totalmente errado isso ,como vc casa com alguém e depois separa aí vai na igreja paga e anula seu casamento e aí vc pode comungar novamente,eu sou casado no civil e pela lei da igreja eu não posso comungar?????? mas a pessoa que casou e separou e pagou pra anular o casamento pode ?????
Concordo plenamente nós divorciada não podemos comungar , se o casamento acabou ou somos obrigada a viver em baixo do mesmo teto com uma pessoa que me traiu pintou e bordou comigo, agora porque a igreja autorizou o casamento homossexual nada contra homossexuais mais o casamento entrepe duas pessoas do mesmo sexo não é pecado Deus não criou o homem e a mulher não entendo isso
Não pode. O padre bem falou existe o tribunal eclesial que vai jugar se o casamento é nulo. E te digo não é fácil não e muito menos é só chegar lá pagar e pronto. Pelo contrário é uma coisa muito séria.
Oh Irmão, talvez o desconhecimento nos leve a pre julgamentos , vai com calma pois existem inúmeras situações de um casamento tornar-se invalidado e realmente não deveriam nem ter existido ou por causas que decorreram durante o matrimônio , mas entendo a sua indignação
Valdinei.
Você conhece a doutrina da igreja católica?
Não se trata de pagar.
Procure observar os mandamentos, viver a castidade, amar a Deus sobre TODAS as coisas, depois por aí só você chega a conclusão dos fatos. Obrigado
Eu fiz minha primeira comunhão sempre sempre recebi a Eucaristia Hoje tenho cinco filhos e recebo a Eucaristia apenas só não sou casado Então já sei que não posso mais comungar não posso receber Jesus tenho que me casar não tenho condições de me casar então não adianta ir à igreja porque eu ia para receber Jesus que é eucaristia para ter ele dentro de mim estou muito triste
Estou namorando uma pessoa divorciada. Sabemos q ela não pode comungar, pois , perante as leis de Deus o casamento e pra vida toda pq, o homem não pode separar o que Deus uniu . Mais e eu q nunca fui casado, qual a minha conduta certa perante a igreja católica ? Posso comungar ? O que fazer ?
Oh meu irmão, eu estive nessa situação , a esposa divorciada mas casada em outra denominação tornando-se na igreja católica livre para os sacramentos , porém, eu divorciado , casado na igreja católica, tirei dela essa liberdade para a comunhão, portanto, cabe a nós regularizar a situação , o processo de nulidade , se reconhecido pela igreja através do tribunal eclesiástico, pode resolver a situação de vocês e se aceito, pode-se unir se a sua companheira em um sacramento do matrimônio regularizar
Acho que a igreja está completamente errada,
É um absurdo a proibição de não poder receber a Santa comunhão só porque o casamento não deu certo e houve o divórcio. é por isso que as pessoas cada vez se afasta mais da igreja católica.
Mais vc tem que ver , que, a igreja vai de acordo com a palavra de Deus. Se a igreja proibe é pq , Deus através da palavra nos mostra que não pode.
Viver os mandamentos exige Amar a Deus e ao próximo, a gente não precisa achar se é certo ou errado, ou segue ou não segue.
Oh meu irmão, respeito a sua opinião, não se trata de posição da igreja e sim é doutrina de Fé, na bíblia , o matrimônio é considerado sagrado , o que Deus uniu o homem não o separa, somente a morte de um dos cônjuges pode dar a condição de um anova união , agora, existe o tribunal eclesiástico que pode avaliar um pedido de nulidade do casamento, não é anular e sim considerar inválido se o casamento desfeito não foi seguido pelos rumos da Fé e do Amor verdadeiro. Procure o Padre
Sou divorciada, e depois que divorciei meu ex marido faleceu, Moro com uma pessoa a 40 anos, tenho 3 filhos , não sou casada nem nociviu.
Ridículo isso acho um absurdo se a porcaria do casamento não deu certo..o mundo inteiro então daqui uns duas pode parar de comungar…
Não deu certo, procure o tribunal eclesiástico de rua região e conte a eles o que ocorreu e eles podem considerar o seu matrimônio ilegítimo e bular, dando a você nova oportunidade de uma nova união e assim comungar seguindo a doutrina de fé
Boa noite…namoro um rapaz que ainda está com processo de divórcio em andamento…nunca fui casada,vou a igreja as domingos ,fiz primeira comunhão, crisma,…parei de comungar por conta própria não conversei com padre…gostaria de saber se nessa situação posso comungar…..gostaria que não aparecesse meu nome obrigada.
Eu vou casar só na igreja posso comungar? Já tenho a primeira Eucaristia e crisma
Minha cônjuge foi casada na igreja católica está em processo de nulidade sei que é um processo demorado,mas estou sem paciência pra esperar, vou as missas direto mas na hora da comunhão fico com muita vergonha de não poder comungar. Já fui chamada pra participar de muitas grupos dentro da igreja, quando falo da minha situação o convite se torna cancelado até, curso de ministro tenho vontade de fazer não posso. Já até pensei em separar pra viver minha vida cristã