‘Não casamos e meu companheiro é divorciado. Posso comungar?’

Desta vez, respondo à pergunta de uma senhora que pediu que não fosse identificada. “Padre, sou batizada, fiz a primeira Comunhão, Crisma e me casei na Igreja. Meu casamento, porém, não deu certo. Fui traída. Há oito anos, Padre, estou com uma pessoa muito boa e ele também é divorciado. Não somos casados nem no civil nem no religioso. Disseram-me que não posso comungar. É verdade?”

Minha irmã, quem lhe disse que tanto você quanto seu companheiro estão impedidos de comungar está correto. Não podem mesmo, porque o juramento solene que cada um de vocês fez diante do altar, por ocasião da primeira união, foi para sempre. Jesus foi muito claro quando disse que o homem não pode separar o que Deus uniu.

Agora, minha irmã, tenho duas coisas a dizer: primeiramente, vocês dois continuam filhos amados de Deus e da Igreja, e são convidados a construir um lar cristão, a conduzir os filhos nos caminhos de Deus e a se encontrar com Deus na oração, na missa, na vida em comunidade, nos pequenos e pobres com quem Jesus se identifica.

Em segundo lugar, acho que vocês dois devem fazer o possível para verificar se o primeiro casamento que tiveram não pode ser considerado nulo. Existe um processo no Tribunal Eclesiástico que se chama “verificação de nulidade matrimonial”. Vocês entram com um processo e, se for verificada a nulidade do primeiro casamento, poderão se casar e, aí sim, receber Jesus na Santa Comunhão.

Procure o pároco da igreja que vocês frequentam para se informar melhor. Vou torcer para que vocês consigam chegar ao casamento na Igreja. Se não conseguirem, lembrem-se: confiem na misericórdia de Deus, que não deixa de nos amar por nada neste mundo. Deus abençoe vocês!

guest
10 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Nubia Marques
Nubia Marques
6 meses atrás

Ridículo isso acho um absurdo se a porcaria do casamento não deu certo..o mundo inteiro então daqui uns duas pode parar de comungar…

Priscila
Priscila
4 meses atrás

Boa noite…namoro um rapaz que ainda está com processo de divórcio em andamento…nunca fui casada,vou a igreja as domingos ,fiz primeira comunhão, crisma,…parei de comungar por conta própria não conversei com padre…gostaria de saber se nessa situação posso comungar…..gostaria que não aparecesse meu nome obrigada.