Confira nossa versão impressa

‘Não casamos e meu companheiro é divorciado. Posso comungar?’

Desta vez, respondo à pergunta de uma senhora que pediu que não fosse identificada. “Padre, sou batizada, fiz a primeira Comunhão, Crisma e me casei na Igreja. Meu casamento, porém, não deu certo. Fui traída. Há oito anos, Padre, estou com uma pessoa muito boa e ele também é divorciado. Não somos casados nem no civil nem no religioso. Disseram-me que não posso comungar. É verdade?”

Minha irmã, quem lhe disse que tanto você quanto seu companheiro estão impedidos de comungar está correto. Não podem mesmo, porque o juramento solene que cada um de vocês fez diante do altar, por ocasião da primeira união, foi para sempre. Jesus foi muito claro quando disse que o homem não pode separar o que Deus uniu.

Agora, minha irmã, tenho duas coisas a dizer: primeiramente, vocês dois continuam filhos amados de Deus e da Igreja, e são convidados a construir um lar cristão, a conduzir os filhos nos caminhos de Deus e a se encontrar com Deus na oração, na missa, na vida em comunidade, nos pequenos e pobres com quem Jesus se identifica.

Em segundo lugar, acho que vocês dois devem fazer o possível para verificar se o primeiro casamento que tiveram não pode ser considerado nulo. Existe um processo no Tribunal Eclesiástico que se chama “verificação de nulidade matrimonial”. Vocês entram com um processo e, se for verificada a nulidade do primeiro casamento, poderão se casar e, aí sim, receber Jesus na Santa Comunhão.

Procure o pároco da igreja que vocês frequentam para se informar melhor. Vou torcer para que vocês consigam chegar ao casamento na Igreja. Se não conseguirem, lembrem-se: confiem na misericórdia de Deus, que não deixa de nos amar por nada neste mundo. Deus abençoe vocês!

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

‘Acolhamos com fé a semente e o fermento do Reino de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta terça-feira, 27, na capela...

Conheça os novos cardeais do Papa Francisco

Entre os 13 novos eleitores, os arcebispos de Washington (EUA) e Santiago do Chile

Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O...

Santa Catarina de Sena: Doutora da Igreja e poeta

Nesta segunda-feira, O SÃO PAULO da sequência a série especial, que rememora santos da Igreja reconhecidos, também,...

Poupatempo amplia horário de funcionamento para realizar provas teóricas do Detran.SP

Serviço será oferecido nas unidades de Itaquera, Santo Amaro e Sé; ação se estende durante todo o mês de novembro

Newsletter