Confira nossa versão impressa

‘Não casamos e meu companheiro é divorciado. Posso comungar?’

Desta vez, respondo à pergunta de uma senhora que pediu que não fosse identificada. “Padre, sou batizada, fiz a primeira Comunhão, Crisma e me casei na Igreja. Meu casamento, porém, não deu certo. Fui traída. Há oito anos, Padre, estou com uma pessoa muito boa e ele também é divorciado. Não somos casados nem no civil nem no religioso. Disseram-me que não posso comungar. É verdade?”

Minha irmã, quem lhe disse que tanto você quanto seu companheiro estão impedidos de comungar está correto. Não podem mesmo, porque o juramento solene que cada um de vocês fez diante do altar, por ocasião da primeira união, foi para sempre. Jesus foi muito claro quando disse que o homem não pode separar o que Deus uniu.

Agora, minha irmã, tenho duas coisas a dizer: primeiramente, vocês dois continuam filhos amados de Deus e da Igreja, e são convidados a construir um lar cristão, a conduzir os filhos nos caminhos de Deus e a se encontrar com Deus na oração, na missa, na vida em comunidade, nos pequenos e pobres com quem Jesus se identifica.

Em segundo lugar, acho que vocês dois devem fazer o possível para verificar se o primeiro casamento que tiveram não pode ser considerado nulo. Existe um processo no Tribunal Eclesiástico que se chama “verificação de nulidade matrimonial”. Vocês entram com um processo e, se for verificada a nulidade do primeiro casamento, poderão se casar e, aí sim, receber Jesus na Santa Comunhão.

Procure o pároco da igreja que vocês frequentam para se informar melhor. Vou torcer para que vocês consigam chegar ao casamento na Igreja. Se não conseguirem, lembrem-se: confiem na misericórdia de Deus, que não deixa de nos amar por nada neste mundo. Deus abençoe vocês!

- publicidade -

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas colunas

‘Por que duvidaste?’

Certa vez, Jesus dormira na barca, durante uma forte tempestade. Acordado por discípulos desesperados, repreendeu-lhes a falta de fé e conjurou os...

‘Um padre pode celebrar um casamento fora da Igreja?’

O autor da pergunta preferiu não se identificar. Inicialmente, respondo que, claro, um padre pode celebrar casamentos fora da Igreja. Entretanto, há...

Escola e família em tempos de pandemia

Esta quarentena, que a princípio seria reduzida, prolongou-se muito e estamos há aproximadamente 150 dias vivendo uma rotina completamente diferente da habitual.

O Brasil precisa do compromisso cristão centrado no Evangelho

Diante das dificuldades que o Brasil está enfrentando, é preciso que todos os cristãos se mobilizem e exerçam a sua responsabilidade de...

Newsletter