Confira nossa versão impressa

Não é possível ser católico e espírita ao mesmo tempo

Hoje respondo a esta dúvida enviada pela Conceição, da cidade de Guarulhos (SP): “Uma amiga espírita diz que os espíritos são conduzidos pelo Espírito Santo. Isso é verdade?”

Conceição, não há problema em ter amigos espíritas. Também não é problema procurar entender e saber ouvir deles como vivem sua fé, mas é preciso que tenhamos muito claras na cabeça e no coração as verdades de nossa fé. E, nesse sentido, é preciso saber que é impossível ser católico e espírita, pois são duas doutrinas que se opõem totalmente.

Nós, católicos, cremos na ressurreição da carne. Jesus ressuscitou e garantiu a nossa ressurreição. Voltaremos no final dos tempos ao nosso corpo. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim terá a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. Já os espíritas não creem na ressurreição. Eles falam em reencarnações sucessivas, em que a pessoa vai se purificando até a perfeição. Em nenhum momento da Bíblia se vê essa afirmação.

Continuemos: Jesus Cristo, para nós, católicos, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. É a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Ele assumiu nossa natureza humana, morreu por nós, ressuscitou e garantiu que todos ressuscitaremos no final dos tempos. Para os espíritas, Jesus é um “espírito puro”, mas não é Deus.

Pior ainda, minha irmã: Jesus Cristo, para os espíritas, não morreu na cruz para nossa salvação. Somos nós que nos salvamos por meio de uma “evolução” como resultado de sucessivas reencarnações.

Então, não há por que ficar tentando explicar o que eles creem, porque certamente não baterá com o que a Igreja Católica nos ensina. Deus a abençoe, minha irmã!

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Papa exorta novos cardeais a permanecerem sempre no caminho do Senhor

O Papa Francisco presidiu neste sábado, 28, o Consistório Ordinário Público no qual foram criados 13 novos cardeais. A celebração aconteceu na Basílica de São...

Arquidiocese de São Paulo terá igreja jubilar pelos 200 anos de mártir coreano

No próximo domingo, 29, às 10h30, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidirá uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana...

Celam e Cáritas pedem mais solidariedade pelas populações atingidas por catástrofes

Desastres naturais têm assolado os moradores de alguns países da América Latina e no Caribe

‘Caminhemos na fé e na esperança, com os olhos voltados para o Senhor que vem’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã deste sábado, 28, na capela de sua residência, transmitida pela...

Newsletter