Não é possível ser católico e espírita ao mesmo tempo

Hoje respondo a esta dúvida enviada pela Conceição, da cidade de Guarulhos (SP): “Uma amiga espírita diz que os espíritos são conduzidos pelo Espírito Santo. Isso é verdade?”

Conceição, não há problema em ter amigos espíritas. Também não é problema procurar entender e saber ouvir deles como vivem sua fé, mas é preciso que tenhamos muito claras na cabeça e no coração as verdades de nossa fé. E, nesse sentido, é preciso saber que é impossível ser católico e espírita, pois são duas doutrinas que se opõem totalmente.

Nós, católicos, cremos na ressurreição da carne. Jesus ressuscitou e garantiu a nossa ressurreição. Voltaremos no final dos tempos ao nosso corpo. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim terá a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. Já os espíritas não creem na ressurreição. Eles falam em reencarnações sucessivas, em que a pessoa vai se purificando até a perfeição. Em nenhum momento da Bíblia se vê essa afirmação.

Continuemos: Jesus Cristo, para nós, católicos, é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. É a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Ele assumiu nossa natureza humana, morreu por nós, ressuscitou e garantiu que todos ressuscitaremos no final dos tempos. Para os espíritas, Jesus é um “espírito puro”, mas não é Deus.

Pior ainda, minha irmã: Jesus Cristo, para os espíritas, não morreu na cruz para nossa salvação. Somos nós que nos salvamos por meio de uma “evolução” como resultado de sucessivas reencarnações.

Então, não há por que ficar tentando explicar o que eles creem, porque certamente não baterá com o que a Igreja Católica nos ensina. Deus a abençoe, minha irmã!

guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Argus Wolf
Argus Wolf
1 ano atrás

Olá, Pe. Cido. Não há como concordar com religiões, já que, por mais que elas busquem a salvação em um Deus, elas mesmas entram em contradições. Simplesmente, pq as religiões são coordenadas por homens, e não “deuses, jesuses e espíritos santos”. Nossos ancestrais, por falta de conhecimento das pessoas e de si mesmos, tiveram que se agarrar a alguma coisa, e foi quando “sua” igreja veio com o papo de monoteísmo, Deus único e Jesus Cristo que morreu na cruz para nos salvar. Salvar de quê, afinal de contas? O mundo vive em guerra desde muito antes de JC supostamente ter nascido. Estão lá, milhares de ucranianos morrendo e, até agora, o que ouvimos falar foi de OVNIs sobrevoando os campos de batalha, mas nenhum Jesus Cristo tentando acabar com aquele ato de covardia russa.
Para concluir, religiões não deveriam ser umas contra as outras, pelo contrário. Deveriam unir as pessoas, mas o que vemos é bem o contrário disso. Portanto, acreditar em religiões é a pior coisa que um ser humano pode fazer. Até, pelo menos, Jesus voltar (será que ele seria doido o bastante pra isso?), vivemos no limbo entre a verdade e a mentira, e ninguém, seja católico, protestante, espírita, evangélico, muçulmano, budista ou qualquer coisa nesse sentido, tem autoridade pra dizer o que é real ou apenas utopia. Desculpe-me pela sinceridade, mas estudei o bastante pra saber o que estou dizendo.

Eliane
Eliane
7 meses atrás

Argus, vc está certíssimo, concordo plenamente com você.
E concordo que o mínimo que as religiões deveriam fazer é se respeitar. Se pregam o amor….
Tem um filme que gosto muito que fala sobre as religiões que se chama “Cruzada” com Orlando Bloom. E neste filme é dito isso:
– Não aposte em religião. Através da religião eu vi os mais variados fanatismos serem chamados de a vontade de Deus. A santidade, está na ação justa e na coragem de proteger aqueles que não podem defender a si mesmos. E a bondade, o que Deus deseja, está no seu coração e na sua mente. Através do que você decide fazer a cada dia, você será um bom homem ou não.
– Independente de quem te mova, a sua alma pertence apenas à você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer, que a virturde não era conveniente naquele momento, ou que foram os outros que te induziram. Isso não será suficiente.

José Celso Guimarães
José Celso Guimarães
6 meses atrás

Para o povo judeu o messias prometido o libertaria do domínio romano.Mas não era isto a proposta do Divino Salvador; ELE veio para nos libertar do domínio do pecado…