O católico deve acreditar nos ‘anjos cabalísticos’?

A Viviane Aparecida me escreveu querendo saber mais sobre o que são os “anjos cabalísticos”. Minha irmã, primeiro é preciso entender que os anjos são seres espirituais, invisíveis, que louvam a Deus no céu e são encarregados de uma missão aos homens.

A Bíblia fala dos anjos maus ou demônios e dos anjos bons. Três anjos bons são citados: São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Há outros nomes bíblicos para grupos de anjos. Um escritor cristão chamado Dionísio classificou-os em nove grupos: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos…

E o que significa esta palavra “cabalístico”? Ela vem da palavra “Cabala”. E “Cabala” é um movimento que mistura um pouco de superstição, esoterismo, buscando símbolos na Bíblia, quase como que um grande liquidificador em que se misturam a Bíblia, astrologia, divindades pagãs, superstições, misticismo, numerologia etc. Alguns dizem que a “cabalística” começou quando os Hebreus eram escravos na Babilônia.

A expressão “anjos cabalísticos” é a forma pela qual a Cabala considera os anjos.

Hoje falar de anjos virou moda. Há até quem ganhe dinheiro vendendo livros e falando de anjos. Há quem até se esqueça de Jesus para falar de anjos. Que pena! Perder tempo falando nisso quando deveríamos garantir às pessoas o direito de conhecer, amar e servir a Jesus, o único mediador entre Deus e os homens.

Quanto aos anjos, fiquemos apenas com o que nos ensinam os Evangelhos. Os anjos são mensageiros de Deus. Eles cuidam de nós e nos ajudam a entender o que Deus quer em nossa vida. É claro que eles não falam como nós falamos. Eles são espíritos, mas estão diante de Deus intercedendo por nós.

O Catecismo da Igreja Católica fala longamente sobre os anjos e no final faz este resumo: “Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem aos seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas. Os anjos prestam a sua cooperação a tudo quanto diz respeito ao nosso bem. Os anjos cercam a Cristo, seu Senhor. Servem-no particularmente no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens. A Igreja venera os anjos que a ajudam na sua peregrinação terrestre e protegem a cada ser humano…” (Catecismo 350-351). Assim, podemos dizer que os anjos são mais um presente de Deus para cada um de nós.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários