O ministro da Palavra pode fazer a homilia em uma celebração?

A Judith, aqui de São Paulo, escreveu-me com a seguinte dúvida: “Os leigos que são ministros extra­ordinários da Palavra podem fazer a homilia durante uma celebração?”.

Judith, todos nós somos chamados a anunciar o Cristo com a Palavra e com a vida. É tempo de pregar o Evangelho para que mais e mais pessoas acolham a salvação que Jesus veio trazer. Todos os homens e mu­lheres deste mundo têm o direito de conhecer Jesus e sua mensagem.

Agora você fala da homilia. Na missa, Judith, o momento da homilia quando a Palavra de Deus é explicada aos fiéis. E quem faz a homilia? O bispo, os sacerdotes e os diáconos. Eles participam pelo sacramento da Ordem do tríplice ministério de Je­sus: sacerdote, mestre e pastor. Quando o bispo, o padre ou o diácono falam na celebração eucarística, eles estão agindo na pessoa do Cristo mestre, do Cristo profeta.

Agora, lá onde não há sacerdote nem diácono e em todas as ocasiões em que em vez da missa se faz uma liturgia da Palavra, é claro que alguém da comunidade pode refletir com o povo sobre o texto da Palavra que foi lida.

Isso, porém, que fique claro, somente quando não há missa. Afinal, não teria cabimento que um pastor de uma comunidade, presidindo a Eucaristia, abdicasse de sua missão profética, deixasse de ser mestre que ensina, corrige, orienta, e passasse a alguém que não está quali­ficado para isso. Era só o que faltava quem foi chamado a ser pai para alimentar a família com o pão da Palavra e da Eucaristia passar essa missão para outro!

Fique com Deus, minha irmã. Que Ele abençoe você e sua família.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários