Confira nossa versão impressa

O que são as 15 orações de Santa Brígida?

“Padre, ganhei um livro com 15 orações de Santa Brígida e sete formas de rezar o Pai-Nosso. O senhor conhece estas orações? São católicas ou são ‘simpatias’?”

A pergunta é da Rosineide, do bairro do Tucuruvi. Minha irmã, os santos são homens e mulheres que tiveram uma intimidade muito grande com Deus. Eles levaram a sério sua vida cristã. Muitos deles deixaram para nós uma herança espiritual incrível, pois viveram uma forma de espiritualidade que os conduziu a Deus.

Estas 15 orações de Santa Brígida e as sete formas de rezar o Pai-nosso podem ser encaradas como mais um caminho para se orar sempre, como Jesus ensinou e pediu. As promessas vinculadas às orações que teriam sido feitas a Santa Brígida, de uma certa forma, não fogem daquilo que toda oração pode obter de Deus.

Jesus teria prometido a libertação de 15 almas pertencentes à família do devoto que fizer estas orações. Ora, Jesus pode fazer muito mais do que isso com as simples e poucas palavras que a Igreja ensina já há muito tempo e que são estas: “Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno e brilhe para eles a vossa luz”.

A segunda promessa, a de suscitar no devoto uma grande contrição de seus pecados 15 dias antes da morte, também Deus a cumpre sem necessariamente estar ligada às 15 orações de Santa Brígida. Afinal de contas, qualquer pessoa que está permanentemente em comunhão com Deus já está mais fortalecida contra o pecado.

As outras duas promessas, a certeza do céu e a presença de Deus na vida, estão vinculadas não só a quem segue o roteiro dado pela Santa. Toda vida de oração, de comunhão com Deus, garante isso.

São, sim, orações católicas, até aprovadas pelo Papa Pio IX. Não são simpatias, porque as simpatias, muitas delas, são originárias de cultos pagãos. Quem quiser seguir o caminho proposto por Santa Brígida pode fazê-lo, mas que ninguém pense que Deus, no seu amor por nós, somente nos abençoa por meio destas fórmulas que, às vezes, parecem mágicas. Que Santa Brígida, uma Santa tão amada de Deus, ajude você a viver seu compromisso cristão com toda a garra, está bem?

- publicidade -

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Colunas

A Virgem Maria foi assunta em corpo e alma à glória celestial

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA 16 DE AGOSTO DE 2020 Para ser Mãe de Deus, Nossa Senhora recebeu...

Mulher, grande é a tua fé!

O evangelista Mateus reproduz um exemplo de fé que se dá entre Jesus e uma mulher cananeia. Na cena, Jesus está a...

‘Por que o padroeiro dos padres é o Cura d’Ars?’

A Nair de Carvalho, de Areado (MG), quer saber mais sobre a história de São João Maria Vianney, o padroeiro dos sacerdotes.

Não ardia o nosso coração?

“Não ardia nossos corações enquanto Ele falava pelo caminho?” (Lc 24,32). A frase, pronunciada pelos discípulos de Emaús, no retorno de Jerusalém...

Família: imagem do amor de Deus

Nesta semana em que fazemos no Brasil especial memória e oração pela família, convém recordarmos mais uma vez o papel da família...

Newsletter