Confira nossa versão impressa

Os avós podem ser padrinhos de Batismo dos netos?

Hoje respondo à pergunta da Maria da Silva, de Mauá (SP): “Padre, os avós podem batizar os netos?”

Maria, é claro que sim. E por vários motivos. Vamos lá.

Os avós, ao se tornarem padrinhos de seus netos, acabam fazendo com que o amor que sentem por eles se torne maior ainda.

Creio também que não faltará aos netos e afilhados a formação religiosa. Ser padrinho é ser pai e mãe na fé. E não é raro os avós serem homens e mulheres de muita fé. Tem mais: em muitos casos, é melhor escolher os avós como padrinhos do que escolher estranhos, que, de repente, vivem distantes de seus afilhados, nunca os procuram quando deveriam ser uma presença constante em suas vidas.

Além de tudo isso, não foram poucas as vezes em que sugeri a mães solteiras escolherem seus pais como padrinhos. Eles acolheram em casa a filha grávida, acolheram com amor o neto ou a neta que chegou. Quer coração mais amoroso que o destes avós?

É verdade que a idade poderá diminuir o tempo de presença dos avós-padrinhos na vida dos netos e afilhados. Sempre, porém, haverá tempo de mostrar o caminho de Deus e ser testemunhas de fé para os netos-afilhados. Eu agradeço a Deus por ter sido criado por meus avós maternos, com os quais aprendi a ser cristão.

Ficam aqui esses pontinhos para você refletir, minha irmã. Deus abençoe você e sua família!

- publicidade -

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Colunas

Cem mil mortos de COVID-19

No sábado, dia 8 de agosto, o Brasil ultrapassou a impressionante soma de 100 mil mortos, em decorrência da COVID-19, desde o...

‘Laços de Esperança’ – Peça de Karol Wojtyla adaptada ao cinema

Laços de Esperança é uma adaptação ao cinema da peça de teatro A Loja do Ourives, escrita em 1960 por Karol Wojtyla,...

‘Por que duvidaste?’

Certa vez, Jesus dormira na barca, durante uma forte tempestade. Acordado por discípulos desesperados, repreendeu-lhes a falta de fé e conjurou os...

‘Um padre pode celebrar um casamento fora da Igreja?’

O autor da pergunta preferiu não se identificar. Inicialmente, respondo que, claro, um padre pode celebrar casamentos fora da Igreja. Entretanto, há...

Escola e família em tempos de pandemia

Esta quarentena, que a princípio seria reduzida, prolongou-se muito e estamos há aproximadamente 150 dias vivendo uma rotina completamente diferente da habitual.

Newsletter