‘Posso acender velas pelas almas no quintal e dentro de casa?’

A pergunta é da Regina Maria, de Osasco (SP): “É errado acender velas pelas almas no quintal e dentro de casa?”. Bom, errado não me consta que seja, viu, Regina? Eu só não entendo por que e para que fazer isso. Tudo bem, a vela tem um significado bonito. Acesa, ela simboliza o Cristo luz do mundo, o Cristo que disse: “Quem me segue não anda nas trevas”. A vela lembra também o Cristo que, enquanto ilumina, se consome. Pregado na cruz, Jesus se consumiu para encher de luz a nossa vida.

Agora, por que espalhar velas acesas pela casa? Por que acender velas no quintal? Por que acender maços e maços de velas nos velários de nossas igrejas e nos cruzamentos de ruas? Pior ainda se estes hábitos não acompanham uma vida cristã consciente.

Uma missa bem participada, uma comunhão bem feita, um mergulho profundo na oração, uma leitura atenta e piedosa da Bíblia, um gesto de carinho e respeito pelos pobres valem muito mais do que sair pela casa ou pelo quintal acendendo velas. Mais triste ainda, Regina, é imaginar que o pedido feito vem mais pela vela queimada do que pelas preces que saíram do nosso coração. 

Não, minha irmã. Se ao lado de uma imagem ou num altar acendemos uma vela, tudo bem. A chama é sinal de fé. Se, porém, acendemos velas apenas imaginando que nosso gesto está iluminando alguma alma, isso não é cristão. Você é uma pessoa piedosa, eu sei. Ore pelas almas dos seus entes queridos. Ofereça os frutos de uma missa que você assistiu pela remissão dos pecados dos entes queridos falecidos. Deixemos de lado esse acender de velas, particularmente se não sabemos direito o que queremos com isso.

24 comentários em “‘Posso acender velas pelas almas no quintal e dentro de casa?’”

  1. Eu acendia velas no cruzeiro (numa igreja), a mto tempo que não faço isso. Mas meu coração está pedindo para ir ao Cruzeiro (numa igreja), e acender velas para os meus entes que fizeram a passagem. Acendi uma vez no terraço de casa, mas prefiro ir no cruzeiro, e amanhã irei, pq meu coração ❤️ está pedindo.

    Responder
    • Pois é eu nunca fui de acender. imagino que nossos entes queridos estão na luz. Fico querendo acender por acender. Mas creio muito que não é necessário. Sim uma oração por eles é muito válido. E lembrar com amor também. Mas luz eu creio que eles estão nela.

  2. Pois eu acendo velas para os meus entes queridos no quintal e sou cristã sim pois acredito muito em Deus e tenho muita fé nele então quem acende velas nós cemitérios também não são cristãos tem túmulos que não tem nenhuma imagens então se for assim pra mim ser cristão e crê em Deus e fazer o bem e rezar e não é uma vela acesa no quintal que vai me fazer deixar de ser cristão não !!!…

    Responder
  3. Eu acendo as vela para meus entes queridos no quintal, e sou cristã sim, pois uma vela acesa no quintal, não vai distinguir a minha fé não, pq cristã pra mim, é crê em Deus e rezar e ter muita fé nele!!!…

    Responder
  4. Acho que devemos rezar e sempre,mas com verdadeira fé .Acho que se tivermos boas energias,nunca atrairemos mais espíritos perto de nós ou dentro de nossos lares ,mesmo acendendo vela p.fazer um pedido .

    Responder
  5. Nossa que rispidez desse senhor em sua resposta. Honestamente eu me surpreendi com a maneira acometida dele em castrar uma manifestação de fé e intenção e ainda classificar como algo que fere a doutrina cristã.
    A palavra religião vem do latim religare e tentar enclausurar a manifestação de fé de cada um em apenas uma prática é algo muito medonho.
    Isso pode ser qualquer coisa mas não é respeito nem muito menos o que Jesus ensinou.

    Responder
  6. Devemos levar a vela em diversos momentos históricos também. A vela simbolicamente representa luz, isso é correto, devemos sim acender por uma questão de religiosidade para pregar um caminho de luz a quem está fazendo uma passagem, pois segundo algumas religiões ainda estaremos em momento de transição da vida carnal a espiritual. Mais historicamente a vela ou a cera nos tempos de jesus Cristo era o combustível para clarear vilarejos e caminhos também. Então não devemos ter medo dos mortos mais sim dos que estão vivos, e no meu pensar acender uma vela e muito mais que focar no que diz tão religião mais sim uma questão de respeito com quem um dia sempre será uma saudade em seu coração.

    Responder
    • concordo plenamente, acender uma vela e fazer uma oração para que Deus continue eternamente a iluminar as almas e as vidas de nossos entes queridos é sim muito cristão, judaico, budista, etc… faz parte das pessoas de bem e não se preocupem com bobagens que falem sem noção alguma. Seja você, homenageie seu entes queridos falecidos e vivos com vela ou sem vela, sinta seu coração.

    • Concordo com você, ascender uma vela é um sinal de amor, mandar luz para as almas, sempre ascendi consegui graças e sempre vou ascender, cada um tem sua devoção e devemos respeitar a cada um, é sinal de educação respeitar a devoção do próximo

  7. Eu acendo sempre aos domingos , no meu altar uma vela, faço orações e agradecimentos.Quando tenho um ente querido que ja partiu também acendo e ofereço, pois e luz para ele, nao vejo nada de errado, esta é minha opinião.

    Responder
  8. Boa noite meu amigo faleceu fez um mês e toda segunda acendo uma vela pra ele pq no meu modo de vista os falecidos precisam de luz pq eu acho que deve ser a pior coisa do mundo vc ficar num lugar escuro e também esquecido e eu fiz uma promessa enquanto eu tiver vida e saúde eu vou lembrar dele e vou acender vela pra ele pq se fosse ao contrário ele faria o mesmo então eu estou fazendo minha parte de cristã

    Responder
  9. Devemos sim acender as velas Pelas alma, elas gostam desse ato, devemos rezar por elas tambem, isso foi revelado a Maria simma, mistica católica !

    Responder

Deixe um comentário