A Nélia Antonia, de Guaratinguetá (SP), me escreveu desejando saber mais sobre os símbolos do Advento. Minha irmã, eles são muitos. A cor roxa dos paramentos do padre nos introduz ao clima de reflexão. Contemos a alegria para que ela seja mais intensa quando o Senhor chegar.
Marca também a sobriedade deste tempo a supressão do canto do hino de louvor, o Glória. É que nos preparamos para que ele saia de nosso coração em um grito de alegria na noite de Natal.
Outros símbolo é a coroa do Advento, com suas quatro velas, sendo que a cada semana acendemos uma. Ela simboliza o nosso coração, que vai ficando iluminado à medida que nos aproximamos do Natal.
A Novena de Natal nos recorda os nove meses em que o ventre puríssimo de Maria gerou o corpo santíssimo de Jesus. As famílias cristãs preparam o Advento, montando o presépio. Se esta montagem for com a participação de todos, melhor ainda.
Os muitos enfeites de Natal em nossas casas, nas ruas e praças, nos acenam sobre o Deus que vem ao nosso encontro. Eles nos fazem aumentar o clima de expectativa.
As luzes que iluminam a cidade e as casas nos fazem entender que a grande luz está para chegar. Tanto que a grande proclamação dos profetas diz que o povo que está nas trevas verá uma grande luz.
E a montagem do presépio? Esta, então, é uma forma de reconstruir o nascimento de Jesus antecipadamente. O Menino não é colocado no presépio ainda, mas somente na noite de Natal.
Símbolos, portanto, não faltam. Que eles nos ajudem a celebrar o Advento com fé e piedade.