Um adolescente pode ser padrinho de Batismo se não for crismado?

Vejam a interessante pergunta que me faz a Roberta Lima: “Um adolescente que ainda não recebeu o sacramento da Crisma pode se padrinho/madrinha de batizado?”

Minha irmã, o simples fato de eu receber uma pergunta como essa revela que a pessoa é cristã, tem boa formação e quer levar a sério o compromisso de madrinha/padrinho para este bebê. É por isso que eu penso cá comigo que, neste caso, pode sim, ser madrinha/padrinho para esta criança. Mas é importante ter sempre bem presente no coração o compromisso que irá assumir.

No fundo, o padrinho ou a madrinha será, a partir do Batismo, um(a) mãezinha/paizinho na fé para esta criança. Terá o compromisso de ajudar o afilhadinho ou a afilhadinha a conhecer, amar e seguir a Jesus. E fará isso pela palavra e pelo testemunho. Eu até acho que deverá ser muito mais pelo testemunho do que pela palavra. O afilhado, a afilhada, vendo os pais e os padrinhos vivendo a sua fé, vai com certeza se dar conta de que ir à missa, rezar, fazer o bem para os outros em nome de Jesus é importante, porque seus pais e padrinhos fazem tudo isso.

Então, aceite este compromisso e se disponha a amar muito o seu afilhadinho ou afilhadinha e a mostrar para ele o caminho de Jesus. E não deixe de lado a Crisma: todos precisamos da força do Espírito Santo para caminhar na vida e para cumprir a missão de madrinha/ padrinho.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários