6ª sessão da assembleia sinodal acontece neste sábado, 5

Os membros convocados pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, participaram na manhã do sábado, 5, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), na zona Sul, da 6a sessão da assembleia sinodal arquidiocesana.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Nesta sessão, foi apresentada a primeira elaboração do relatório geral da assembleia, incluindo as 130 propostas de ação, formuladas nas reflexões dos participantes anteriormente divididos em 25 grupos temáticos.  Também se fez em assembleia um discernimento sobre tais propostas, para avaliar se estão na linha do grande propósito do sínodo arquidiocesano: realizar um caminho de comunhão, conversão e renovação missionária na Arquidiocese.

Após a leitura das propostas, os participantes puderam redigir emendas a questões específicas, que poderão ser consideradas para a redação final das propostas, a ser apresentada na próxima sessão, em dezembro.

“Durante os 5 anos do caminho sinodal arquidiocesano, procuramos lançar um olhar atento sobre a realidade religiosa e pastoral de nossa Arquidiocese. A vasta pesquisa de campo e o levantamento paroquial (2018) trouxeram à luz uma imensidade de dados importantes e até preocupantes sobre a nossa situação eclesial. Desse primeiro momento do sínodo, que se caracterizou como um ver-ouvir comunitário, passamos a sucessivas etapas de avaliação e discernimento, movidos pelo desejo de compreender os apelos de Deus que nos vêm pela “voz da realidade” eclesial. Deixamo-nos interpelar pelas palavras do Apocalipse dirigidas às sete igrejas da Ásia Menor, já no final do primeiro século do Cristianismo: “Quem tem ouvidos, escute o que o Espírito diz às igrejas”: à nossa Igreja em São Paulo!”, escreveu o Cardeal Scherer na seção “Encontro com o Pastor”, publicada no jornal O SÃO PAULO em 2 de novembro.

Na próxima edição do jornal, leia a reportagem completa sobre a realização desta 6a sessão da assembleia sinodal arquidiocesana.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários