‘A Quaresma é o tempo de revermos a vida cristã em todos os sentidos’

Afirmou o Cardeal Odilo Scherer, na missa da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral da Sé

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu na tarde desta Quarta-feira de Cinzas, 22, a missa com o rito de imposição das cinzas, que marca o início do tempo da Quaresma. Na mesma ocasião, a Igreja no Brasil também abre a Campanha da Fraternidade que, em 2023, convida à reflexão sobre a fome.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que, com essa liturgia, os católicos iniciam o caminho para a celebração da Páscoa da paixão, morte e ressurreição do Senhor, maior de todas as celebrações da Igreja, núcleo central da fé e da vida dos cristãos.

LEIA TAMBÉM:
Cardeal Scherer: ‘Não se constrói a fraternidade no nível das ideias, é preciso ir às ações’

Quaresma: convite à união com Cristo no caminho para a Páscoa

CF 2023 convoca a todos, na Igreja e na sociedade, para o combate à fome

Campanha da Fraternidade já mobiliza regiões, paróquias e comunidades

“Hoje, somos chamados a viver um dia de penitência e abstinência de carne… Não por um mero costume, mas um chamado sincero para que por meio deste gesto de penitência, comecemos o nosso caminho para a conversão quaresmal”, afirmou o Arcebispo, lembrando que as cinzas impostas sobre os fiéis são um sinal exterior que ajuda a recordar a fragilidade da condição humana diante de Deus.

O Purpurado explicou, ainda, que a conversão significa “voltar-se para Deus” e por isso, ressaltou que todos têm a necessidade de revisar a própria vida e perceber se ela se orienta pelos mandamentos de Deus e pelos valores de seu Reino. “A Igreja convida à prática das obras de misericórdia, que o Evangelho recomenda e diz que sem elas não veremos a Deus… Viver as virtudes ao invés dos vícios, tempo de reavivar em nós o ardor da fé, da adesão a Deus”, continuou.

CRER NO EVANGELHO

Recordando o apelo de Jesus “Convertei-vos e crede no Evangelho”, o Cardeal Scherer sublinhou a necessidade de acolher sempre de novo, com renovada disposição, a Palavra de Deus. Por isso, reforçou que a Quaresma é um tempo propício para intensificar a leitura e meditação da Sagrada Escritura, receber da Igreja os ensinamentos da fé e da moral.

“A Quaresma é o tempo de revermos a vida cristã em todos os sentidos, se nós, de fato, amamos o próximo, se somos sensíveis às situações de dor e sofrimento do próximo”, disse Dom Odilo, destacando que como forma concreta do exercício da caridade quaresmal a Igreja no Brasil propõe a Campanha da Fraternidade.

“Vivamos bem esta Quaresma, de forma intensa”, exortou o Arcebispo, recordando as práticas do jejum, da esmola (caridade) e da oração como meios eficazes para a conversão e renovação do coração, para a assumir a vida cristã com Jesus ressuscitado.    

No fim da missa, foi feito um envio simbólico para a realização da CF, com a entrega de exemplares do texto-base da campanha a representantes das regiões e vicariatos episcopais da Arquidiocese.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários