Brasília sediará a Assembleia Regional do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo

Atividade ocorrerá entre os dias 6 e 10 deste mês. Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, tem como tema ‘Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão’

Fonte: Celam

Começa na segunda-feira, 6, e prossegue até sexta-feira, 10, em Brasília (DF), a Assembleia Regional do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo, com a participação de cerca de 186 representantes da Igreja Católica na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Este será um dos quatro encontros promovidos pelo Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam), em parceria com as Conferências Episcopais dos países sede, para aprofundar o documento para a Etapa Continental, que retoma os apontamentos feitos durante a fase diocesana do Sínodo.

O Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, tem como tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Os representantes dos países (bispos, presbíteros, religiosas, religiosos e agentes de pastoral) seguirão a metodologia da “Conversa Espiritual”, um instrumento para o discernimento comunitário, baseado na escuta ativa e receptiva com foco na partilha do que toca mais profundamente aos participantes.

O Arcebispo de Trujillo, no Peru, e presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, conduzirá a abertura da Assembleia Regional do Cone Sul na segunda-feira, 6, às 9h, no auditório São João XXIII, da Casa Dom Luciano, na capital federal.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  numa ação coordenada por seu Secretário-geral, Dom Joel Portella Amado, está dando apoio logístico na organização do evento além também de integrar a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil contribuindo com a sistematização das sínteses do País.

FASE CONTINENTAL

A fase continental do Sínodo começou em 27 de outubro do ano passado com a publicação do Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC), inspirado pela exortação de Isaías: “Alarga o espaço da tua tenda!” (Is 54,2).

O DEC apresenta um mosaico dos processos de escuta que marcaram a primeira fase do sínodo e subsidiou uma nova escuta das Igrejas particulares.

As conferências episcopais organizaram a uma nova síntese de cada país que será a base para os diálogos nas assembleias da etapa continental. Já realizaram suas assembleias regionais, as regiões Centroamérica-México, em São Salvador (El Salvador), de 13 a 17 de fevereiro de 2023; Caribe, em Santo Domingo (República Dominicana), de 20 a 24 de fevereiro; e Bolivariana, em Quito (Ecuador), de 27 de fevereiro a 3 de março.

PRÓXIMOS PASSOS

Haverá uma reunião da Equipe para a Fase Continental com delegados para a redação da Síntese Continental, de 17 a 20 de março, em Bogotá, na Colômbia. E, de 21 a 23 de março, os secretários-gerais, de forma presencial, e os presidentes das Conferências Episcopais, de forma virtual, vão reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos, mas respeitando o processo realizado e sendo fiéis às diferentes vozes do Povo de Deus.

Este documento será enviado, até 31 de março de 2023, à Secretaria Geral do Sínodo para constituir, juntamente com os dos outros seis continentes, a base do Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e a sua segunda sessão em outubro de 2024.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários