Dioceses são chamadas a realizar ações durante o Encontro Mundial das Famílias

“Amor em família: vocação e caminho de santidade” é o tema que norteará as atividades do X Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma entre os dias 22 e 26 e, também, nas dioceses de todo o mundo, com o chamado à participação dos leigos, agentes de pastoral, religiosos e padres. 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou um subsídio para atividades e celebrações diocesanas durante o X Encontro Mundial das Famílias. No dia 22, data da abertura, haverá a celebração de uma missa às 18h no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, marcando o começo das atividades no Brasil. O convite é que cada diocese também o faça. 

Nos dias seguintes do evento mundial, nos quais haverá o Congresso Teológico-Pastoral, em Roma, a Comissão Episcopal sugere que em âmbito diocesano ocorram lives, que favoreçam a reflexão sobre temas como “vocação”, “amor familiar” e “vida e santidade”. A motivação é que as celebrações contem com o momento de abertura e de conclusão, bem como a adoração eucarística e a Santa Missa; e que haja, também, palestras, testemunhos, momentos de partilha e encontros em família. 

No dia 26 de junho, os fiéis serão incentivados a assistir à missa de conclusão do Encontro, com o Papa Francisco, que terá a transmissão pelo canal da Pastoral Familiar no YouTube e nas emissoras de tevê de inspiração católica. A celebração marcará o envio das famílias e o encerramento do Ano Família Amoris Laetitia. A proposta é que em âmbito diocesano também sejam realizadas celebrações conclusivas. 

Em preparação para o X Encontro Mundial das Famílias, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo tem publicado semanalmente catequeses em vídeo em suas redes sociais (@pastoralfamiliar.sp1). Além disso, no dia 22, a Pastoral e o Encontro de Casais com Cristo (ECC) organizarão uma missa, às 19h30, no Santuário São Judas Tadeu (Avenida Jabaquara, 2.682). No mesmo dia, às 20h, o Cardeal Scherer presidirá missa na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Vila Maria, Região Episcopal Santana. 

Uma delegação brasileira estará em Roma para o evento, sendo composta por 33 pessoas, entre as quais o Padre Crispim Guimarães, Assessor da Comissão Vida e Família e Secretário da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF); uma pessoa separada, três bispos – Dom Bruno Elizeu Versari, Dom Armando Martín Gutierrez e Dom João Aparecido Bergamasco; e 14 casais. “Vamos estar em Roma e vamos levar todos junto com a gente, torcendo para que aqui possa se viver essa sinodalidade, essa unidade do X Encontro Mundial das Famílias”, comentam Luiz e Káthia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar. Dois casais do Brasil vão participar dos painéis temáticos do X Encontro Mundial das Famílias. O casal Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin, da Arquidiocese de Florianópolis (SC), vai apre- sentar uma reflexão sobre “Redes sociais: um ‘ambiente’ para os nossos filhos?”. Já o casal André e Karina Parreira, da Diocese de São João Del Rei (MG), falará sobre “O amor em família na provação”. 

Fontes: CNBB e Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários