Dom Odilo: o cristão deve levar sentido à realidade deste mundo

Em seu programa de rádio, o Arcebispo de São Paulo ressaltou a importância da vivencia cristã no cotidiano

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre o ano litúrgico e o papel do cristão no programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 7, na rádio 9 de Julho

Retomou-se na liturgia, o tempo comum, tempo da evangelização, que vai até novembro, quando se inicia o Advento.

O Arcebispo de São Paulo esclareceu que o ano litúrgico celebra os mistérios da nossa fé, na lógica do tempo da história da Salvação. Sendo assim, começa com o anúncio da Salvação, no tempo do Advento; a realização das promessas da salvação, no tempo do Natal, mediante o nascimento do Messias. Depois, o tempo da Quaresma, que anuncia a preparação para participar do mistério da Páscoa de Jesus; o tempo da Páscoa, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, que é o centro do ano litúrgico, o centro dos mistérios da nossa fé. Na sequência, vem Pentecostes, que celebra o dom do Espírito Santo à Igreja, para que ela realize a sua missão. E o tempo Comum, que é o mais longo, no qual a Igreja lembra aquele tempo da evangelização, no qual os fiéis devem manter-se firmes no segmento de Jesus, produzir os frutos da fé e testemunhar o Evangelho.

Fazendo menção à liturgia do dia, o Evangelho segundo o capítulo quinto de São Mateus, narra o episódio do sermão da Montanha, quando Jesus diz aos seus seguidores que eles são sal da terra e luz do mundo.

“Os cristãos, mediante o Evangelho, devem levar orientação, sentido, significado, à realidade deste mundo. É nossa missão! Como cristãos participamos, portanto, da missão da igreja”, comentou.

O Cardeal finalizou com um pedido de oração pelos bispos do estado de São Paulo que se reúnem na Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, no Mosteiro de Itaici, na cidade de Indaiatuba, entre os dias 7 e 9.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários