Dom Odilo: sendo bons cidadãos e edificando o bem comum, ajudamos a assegurar a Independência do Brasil

O Bicentenário da Independência do Brasil foi destacado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer no programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 6, na rádio 9 de Julho

dom odilo
Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Nossa pátria se tornou livre, independente, em relação a Portugal, e começou a escrever a sua história e seu destino”, ressaltou, afirmando que a Independência do país é um fato histórico e uma grande conquista para o povo brasileiro, pois assim pôde orientar a sua vida pelas suas próprias decisões. 

INDEPENDÊNCIA: PROJETO DE VIDA

Dom Odilo enfatizou que a Independência também é um projeto de vida que vai se construindo. “Os benefícios da Independência precisam ser estendidos a toda a população, de maneira que todos possam sentir-se verdadeiramente livres e participativos, com sua dignidade reconhecida e seus direitos reconhecidos e respeitados”, destacou. 

O Arcebispo lembrou, porém, que, no Brasil, há muitas situações em que as pessoas não se sentem verdadeiramente beneficiadas pela Independência do país, como a pobreza, a injustiça, a discriminação social e outras situações em que a liberdade e a autonomia não são asseguradas a todos. 

INDEPENDÊNCIA: CONSTRUÇÃO CONSTANTE

“Celebrando os 200 anos da Independência do Brasil,  somos convidados a lembrar que a Independência deve ser uma construção constante da nossa parte. À medida em que somos bons cidadãos e ajudamos a edificar o bem comum, nós estaremos ajudando a assegurar a Independência a todos os brasileiros”, afirmou, recordando a Doutrina Social da Igreja que conclama os católicos a estarem atentos a darem sua contribuição para a sociedade. 

O Arcebispo exortou os ouvintes a rezarem pelo Brasil, e “fazerem as súplicas a Deus pelo povo brasileiro, por aqueles que governam e administram, por aqueles que fazem as leis e depois julgam o povo nas questões de Justiça; a fim de que o povo brasileiro possa ser livre e possa edificar uma sociedade, fraterna, justa e solidária.”

Dom Odilo ressaltou que deve-se prezar e valorizar o respeito pela dignidade humana em todos os sentidos, o respeito pela justiça, pela liberdade, inclusive a religiosa, além de enfatizar o respeito pela vida. 

MISSA PELA PÁTRIA E PELO POVO BRASILEIRO

Por fim, o Cardeal exortou os fiéis a participarem da Missa pela Pátria e pelo Povo Brasileiro que acontecerá na Catedral da Sé, na quarta-feira, 7, às 12h. 

“Momento de oração pelo povo brasileiro, pelo Brasil, pelos que governam, pela pátria, para que Deus olhe por nós, invocando também a proteção de Nossa Senhora Aparecida sobre todo o povo brasileiro”, destacou. 

O Arcebispo concluiu dizendo que nessa celebração, é importante “que nós unamos o esforço de todos os brasileiros, a nossa oração e a invocação da bênção de Deus sobre cada uma das pessoas que compõem essa imensa família do povo brasileiro”. 

OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA 06.09.2022

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários