Em SP, programação de Natal tem presépios a céu aberto e concertos musicais

Entre as luzes e os enfeites especiais dos espaços públicos nesta época do ano, e em meio aos muitos sons da cidade que não para, o verdadeiro sentido do Natal parece colocado em segundo plano. Entretanto, um olhar mais atento às ruas e à programação nos diferentes espaços culturais e paróquias mostra que o nascimento do Menino Jesus não é um fato à parte da realidade da maior metrópole da América do Sul. 

CONCERTOS DE NATAL NA CATEDRAL 

Foto: Concertos Cripta

Até sexta-feira, 23, a série “Concertos Cripta”, na Catedral da Sé, está com uma programação especial. A entrada é gratuita, com ingressos sendo distribuídos uma hora antes de cada exibição. Confira a seguir as próximas apresentações. Outros detalhes podem ser obtidos pelas redes sociais em @concertoscripta. 

21/12, 18h – Grupo de Música de Câmara de São Paulo 
Apresentando peças de autores como Benjamin Britten, Strauss, Händel e Vivaldi, o conjunto se apresenta em diversas formações, como trio de trompetes, quarteto de trombones, duo de cordas, quinteto de clarinetes e o grupo completo de metais. 

22/12, 18h – Madrigal do Vocci in Mvsica Choir 
Com a regência de Pietro Barbosa, cantores líricos interpretam peças de compositores como Vivaldi, Tallis, Händel e Bach. 

23/12, 18h – GRUPPEMM (Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval) 
O grupo executará obras polifônicas para o tempo do Advento e do Natal, pesquisadas e transcritas pelo conjunto. A apresentação traz peças históricas com mais de oito séculos. Integram o programa motejos de tenor natalino, e o grande organum para a missa de Natal “Judea et Jherusalem”. 

24/12 – Concerto da São Paulo Schola Cantorum
14h
– Apresentação inédita na escadaria da Catedral
23h – Concerto antes da missa da noite de Natal 

NATAL ILUMINADO NO LARGO SÃO BENTO

Foto: Natal Iluminado SP

Até 21/12, das 19h30 às 21h 
Projeções mapeadas na fachada do Mosteiro de São Bento, com 20 minutos de duração, que contam a história do nascimento de Jesus. Além disso, o festival tem apresentações musicais e artísticas em inúmeros lugares da cidade, como shoppings, teatros e paradas natalinas. 

Presépio da Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis

Foto: Reprodução da Internet

Até 31 de dezembro (Rua São Francisco, 173, Sé) 
Fundada em 1787, a Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco de Assis terá missa com exposição do presépio da própria igreja todos os domingos, às 9h. Para visitas monitoradas à igreja, o agendamento deve ser feito pelo e-mail: votchagas@gmail.com 

Exposição Franciscana de Presépios 

Moacir Beggio

O Convento São Francisco, no centro de São Paulo realiza a 33ª Exposição Franciscana de Presépios, antecipando a comemoração dos 800 anos da criação do presépio em Greccio, na Itália por São Francisco de Assis, em 1223.A exposição está aberta de terça a sexta-feira, das 14h às 16h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h. Entretanto, para visita guiada em grupo é recomendável o agendamento prévio. O Santuário São Francisco fica no Largo São Francisco, 133, no centro. Os agendamentos podem ser feitos pelo número (11) 3291-2400 e pelo WhatsApp (11) 99546-2500. Há ainda o e-mail santuariosf@franciscanos.org.br. 

PRESÉPIOS EM VIAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO 

Foto: Subprefeitura da Cidade Tiradentes

As 32 subprefeituras de São Paulo, em parceria com a São Paulo Turismo, inauguraram árvores de natal e presépios em diversos locais da capital paulista. Eles permanecerão montados até 6 de janeiro, tendo iluminação noturna. 

Na Cidade Tiradentes, por exemplo, no extremo leste da capital, a inauguração do presépio e da árvore aconteceu na sexta-feira, 16, com a apresentação dos corais do Núcleo de Convivência dos Idosos (NCI), que cantaram músicas tradicionais natalinas. O presépio está localizado na Praça Dona Maria da Graça, em frente ao Terminal Cidade Tiradentes. 

No Ipiranga, o presépio e a árvore de Natal estão localizados na Avenida Dom Pedro I, sua inauguração contou com apresentações musicais. 

A localização dos demais pode ser consultada nas páginas das subprefeituras nas redes sociais. 

CANTATAS DE NATAL EM PARÓQUIAS

Paróquia Cristo Rei no Tatuapé

Desde o início deste mês, diferentes paróquias da Arquidiocese, por meio de seus grupos de jovens, de Catequese e de pastoral, têm realizado cantatas de Natal, composições vocais que contam com acompanhamento instrumental e muitas vezes coro, tendo letras que descrevem passagens bíblicas referentes ao nascimento de Jesus. Confira apresentações que ainda serão realizadas. 

23/12, 20h – Paróquia Cristo Rei (Região Belém)
(Rua Maria Eugênia, 104, Tatuapé) 
Apresentada pelo grupo de jovens 

24/12, 20h – Paróquia Santa Mônica (Região Lapa)
(Rua Felício Bottino, 95, Jardim Santa Mônica) 
Apresentada pelo grupo de jovens 

24/12, 19h30 – Paróquia Santo Antônio (Região Brasilândia)
(Rua Parapuã, 1803 – Vila Brasilândia) 
Apresentada pelos grupos de Catequese 

25/12, 18h – Paróquia Santo Antônio (Região Santana)
(Rua Imbiras, 220, Vila Mazzei) 
Apresentada pelas crianças, jovens e pelo ministério de música 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários