Evento destaca o Missal Romano à luz da carta Desiderio desideravi

Ruy Halaz

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (C.A.L) realizou no sábado, 6, a primeira formação litúrgica deste ano, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), com a participação de aproximadamente 300 pessoas das seis regiões episcopais da Arquidiocese. 

Inicialmente, o Maestro Delphin Porto conduziu a Oração de Abertura, com a Hora Média. Na sequência, todos foram saudados pelo Padre Helmo Cesar Faccioli, Assessor Eclesiástico arquidiocesano da C.A.L., e por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para a Liturgia Arquidiocesana.

A assessoria foi do Padre Damásio de Medeiros, salesiano, que, inicialmente, exibiu um vídeo no qual Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR) e que foi Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, apresentou detalhes sobre a terceira edição do Missal Romano.

Depois, Padre Damásio falou sobre a Instrução Geral do Missal Romano com seus nove capítulos, os Lecionários, o Missal e o Hinário Litúrgico. 

Ruy Halaz

Na sequência, apresentou a carta apostólica Desiderio desideravi – sobre a formação litúrgica do povo de Deus – que é iniciada com o versículo bíblico “Tenho desejado ardentemente comer essa Ceia Pascal” (Lc 22,15). Falou, também, sobre a Arte de Celebrar, com explicações detalhadas sobre os Ritos Iniciais, a Liturgia da Palavra e a Eucarística, Ritos de Comunhão e Rito Final. 

Padre Damásio recordou um dos trechos da carta: “Toda esta riqueza não está longe de nós: está nas nossas igrejas, nas nossas festas cristãs, na centralidade do domingo, na força dos sacramentos que celebramos. A vida cristã é um contínuo caminho de crescimento: somos chamados a deixar-nos formar com alegria e na comunhão” (Dd 62). 

Por fim, deixou uma pergunta para que todos refletissem – “Como levar a sério a Mistagogia da ‘Arte de Celebrar’ presente na Instrução Geral do Missal Romano?” – e respondeu às dúvidas dos participantes. 

A próxima formação da Comissão Arquidiocesana de Liturgia acontecerá em outubro. 

(Colaborou: Ruy Halaz – a partir das informações apresentadas pelo Padre Damásio de Medeiros)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários