Josefinos de Murialdo festejam 150 anos de fundação

A Congregação de São José tem como carisma a educação e promoção de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social

Congregação de São José

Fundada em 19 de março de 1873, em Turim, na Itália, pelo teólogo Leonardo Murialdo, a Congregação de São José, mais conhecida como Josefinos de Murialdo, está presentes nos cinco continentes. Na Arquidiocese de São Paulo, tem sob seus cuidados pastorais a Paróquia São Benedito, no bairro Vila Nova Carolina, na Região Episcopal Santana.

A Congregação de São José tem como carisma a educação e promoção de crianças, adolescentes e jovens pobres, órfãos e abandonados, em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Para celebrar os 150 anos de fundação, um evento ocorre entre os dias 15 e 19 deste mês, em Roma, com a presença de representantes da Família de Murialdo de todo o mundo. O Brasil será representado por mais de 50 leigos, sacerdotes e religiosos Josefinos. “De Turim para o mundo, a caminho com os jovens” é o slogan do ano jubilar.

A SERVIÇO DOS ADOLESCENTES E JOVENS

Leonardo Murialdo nasceu em 1828, em Turim, e pertencia a uma família cristã rica. Depois de ficar órfão de pai, sua mãe o encaminhou, junto com seu irmão, Ernesto, para os estudos no Colégio de Savona, em Gênova, dirigido pelos Padres Escolópios.

Após os estudos, Murialdo foi ordenado sacerdote, em 1851. No mesmo ano, começou a trabalhar em sua cidade natal, nos primeiros oratórios com os adolescentes pobres e marginalizados das periferias. Atuou até 1857 no Oratório do Anjo da Guarda e, depois, até 1865, como diretor no Oratório de São Luis.

Em 1866, assumiu a direção do Colégio dos Artigianelli, instituição fundada pelo Padre Giovanni Cocchi, que atendia adolescentes e jovens órfãos e abandonados. Ali permaneceu até o final de sua vida, como Reitor, aprimorando e incrementando a formação cristã e profissional de seus jovens.

Leonardo Murialdo faleceu em 30 de março de 1900. Foi beatificado por São Paulo VI em 3 de novembro de 1963. O mesmo Papa o declarou santo em 3 de maio de 1970, como “extraordinário no ordinário”. Sua memória litúrgica é celebrada em 18 de maio.

FILHOS DE SÃO JOSÉ

Em 19 de março de 1873, depois de muita oração, incentivo e pesquisa, Murialdo, com apoio do Padre Eugênio Reffo, fundou no Colégio dos Artigianelli, a Congregação de São José.

O carisma dos filhos de São José é a ação educativa de crianças, adolescentes e jovens carentes, com projetos sociais a eles destinados. A espiritualidade está pautada em promover o amor misericordioso de Deus, alicerçado no testemunho da Sagrada Família de Nazaré, em especial, no exemplo e virtudes de São José Operário.

Passados 150 anos, hoje cerca de 500 sacerdotes e religiosos estão presentes na Europa (Itália, Espanha, Albânia e Romênia); na América (Brasil, Argentina, Chile, Equador, Colômbia, México e Estados Unidos); na África (Guiné Bissau, Serra Leoa, Gana e Nigéria); na Ásia (Índia), com ações em favor das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

No Brasil, os primeiros religiosos, procedentes da Itália chegaram em 5 de janeiro de 1915, no Rio Grande do Sul. A sede brasileira da Província do Imaculado Coração de Maria está em Caxias do Sul (RS).

PELOS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS

Padre Marcelino Modelski é o Superior Provincial dos Josefinos de Murialdo. Em entrevista ao O SÃO PAULO, ele ressaltou que a Congregação busca viver e propagar a identidade de São José como o homem do silêncio, da escuta e obediência aos desígnios de Deus, do trabalho gratuito e do escondimento.

“Nossa identidade de consagrados se espelha em São José e nos convoca a ser como nos ensinou nosso fundador a ‘pintar a história com as tintas da misericórdia’, espalhando, com nosso carisma e missão, o amor misericordioso de Deus, de modo particular, às crianças, adolescentes e jovens”, disse.

O Provincial elucidou que outra face dos Josefinos de Murialdo, movidos pela paixão pelo Evangelho e pela humanidade, é o espírito missionário.

“Na missão, somos convocados a servir aos mais necessitados, na generosidade do Evangelho – desde o cuidado e administração paroquial ao acolhimento das crianças, à gestão de oratórios e obras sociais. Um amplo e exigente campo de trabalho que aumenta mediante a crescente desigualdade social que assola o mundo”, pontuou.

Sobre a celebração do ano jubilar, Padre Marcelino lembrou que “é um tempo favorável para aprofundar, na escola do Fundador, a arte de perceber as necessidades dos tempos hodiernos e de atendê-las com a criatividade do Espírito Santo”. O Sacerdote está participando do evento jubilar que visa a voltar às fontes e origens do carisma.

“Celebrar 150 anos de fundação é momento de graça e renovação do vigor apostólico e missionário para nós, membros da Congregação e, também, para os leigos que atuam integrados à missão de propagar a fé e a formação humana e profissional, em nossos centros de missão”, finalizou o Provincial.

LEIGOS NA MISSÃO

 Luzia Nádia Mesquita Gomes é professora e leiga atuante no carisma de Murialdo. Ela reside no bairro Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro (RJ). Luzia conheceu as obras sociais dos Josefinos e foi beneficiada pelo projeto Centro Murialdo, instalado na comunidade. Ali fez cursos profissionalizantes e hoje é colaboradora do centro como educadora e vive o carisma da congregação com outros leigos engajados.

 “Ser membro e viver o carisma é uma maneira de expressar minha gratidão por tudo o que recebi nas obras sociais. Estudei, me formei e hoje posso ensinar no projeto. Engajada na missão, posso contribuir para a formação de crianças e jovens que se encontram na mesma realidade que um dia enfrentei”, disse a professora que também está em Roma para o evento jubilar em Roma.

JOSEFINOS EM SÃO PAULO

Na Arquidiocese, os Josefinos de Murialdo chegaram em 1966, para ajudar na criação da Paróquia São Benedito, no bairro Vila Nova Carolina, cujo Pároco atualmente é o Padre Idair Bonadiman.

Na Paróquia, várias ações sociais são realizadas em favor das crianças, adolescentes e jovens. Ali, também funciona o Centro para Crianças e Adolescentes Murialdo (CCA), que atende 120 crianças de 5 a 14 anos, no contraturno escolar, com atividades de reforço escolar, esportivas, artes, entre outras.

O Sacerdote diantes das realidades de carência da paróquia, ressaltou que o carisma Josefino de Murialdo é “na Igreja a expressão do infinito e misericordioso amor de Deus, na alegria de servir aos mais necessitados, de modo particular, os pequeninos do Reino em sua promoção humana e cristã” vividas na paróquia.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Daniel Djamuco Saló
Daniel Djamuco Saló
4 meses atrás

Quero ser colaborador dos josefinos de Murialdo