‘O sacerdócio não é uma profissão, é um ofício de amor’

Afirmou o Cardeal Odilo Scherer, durante live vocacional

(Reprodução da internet)

Para celebrar o mês das vocações, o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de São Paulo iniciou, na terça-feira, 3, uma série de encontros formativos virtuais sobre o chamado de Deus na vida dos cristãos.

A primeira live, transmitida pelas mídias digitais da Arquidiocese, destacou a vocação aos ministérios ordenados, em especial, o sacerdócio, tema conduzido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Também participaram do encontro, Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo e referencial para a Animação Vocacional, o Padre José Carlos dos Anjos, coordenador arquidiocesano da Pastoral das Vocações, além de agentes dessa pastoral.

LEIA TAMBÉM:
Promover as vocações é missão de toda a comunidade eclesial


Como é a formação dos futuros padres?

Dom de Deus

O Arcebispo ressaltou que o sacerdócio não é uma profissão ou uma carreira, mas é um dom dado por Deus a quem ele escolhe e chama. “No Evangelho, havia muitas pessoas que seguiam Jesus e ele escolheu alguns aos quais chamou apóstolos e a estes conferiu a sua missão sacerdotal e pastoral”, recordou.

Antes de refletir propriamente sobre a vocação sacerdotal, o Cardeal falou sobre a vocação de todos os cristãos, recebida no Batismo. “Essa é a primeira vocação, de sermos filhos de Deus, membros da sua família, herdeiros dos seus bens com Cristo”, disse, lembrando ainda, que pelo Batismo, cada cristão é chamado à santidade, vocação universal de todo povo de Deus.

Em seguida, Dom Odilo explicou que o sacerdócio é um chamado a viver vocação à santidade no serviço aos irmãos, a Cristo e à sua Igreja, ajudando o mundo a acolher o Evangelho. “Para isso, os sacerdotes, exercem aqueles dons que Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo, deixou à sua Igreja: anunciar o Evangelho, santificar o povo de Deus por meio dos sacramentos, e realizar o serviço pastoral, da caridade”, completou.

O Purpurado salientou que, dentre o povo sacerdotal dos batizados, Deus chama alguns para exercer o sacerdócio ministerial, recebendo o encargo para, na comunidade dos fiéis, “representarem Jesus Cristo, Senhor da Igreja e pastor do rebanho”, não apenas por meio de ações sacerdotais, mas pela própria vida, configurada a Cristo. 

Chamado

O Cardeal Scherer destacou que o chamado de Deus para o sacerdócio ou outra vocação de especial consagração de manifesta das mais variadas maneiras, contudo, sempre em um contexto da vida de fé.

“Só vivendo a fé podemos perceber a vocação e correspondê-la. A vocação é fruto de uma vivência da fé pessoal, na família, na comunidade”, reforçou, lembrando que São João Paulo II escreveu que a vocação é “um dom de Deus providente a uma comunidade orante”.

Após o despertar vocacional, inicia-se um caminho de discernimento desse chamado, com o auxílio das mediações humanas da Igreja, do acompanhamento de padres e agentes da Pastoral das  Vocações. Uma vez amadurecido o discernimento, o rapaz inicia o processo formativo no seminário para, caso seja confirmada a vocação, ser ordenado sacerdote. 

Missão

O Cardeal também detalhou a missão sacerdotal de ensinar, santificar e pastorar o povo de Deus.

Por fim, o Arcebispo ressaltou que o sacerdócio é um “ofício de amor” e que o padre é testemunha dos bens eternos do Reino de Deus.

Assista à íntegra do encontro vocacional com o Cardeal Odilo Scherer

Próximas lives

A programação de lives vocacionais segue nas próximas terças-feiras de agosto, transmitidas pela página da Arquidiocese de São Paulo no Facebook. Veja a programação:

10/08, às 20h: Vocação Familiar

Convidados: Osmarina e Toninho Baldon

17/08, às 19h30: Vocação à Vida Consagrada

Realizada pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

24/08, às 20h: Vocação Laical

Convidado: Professor João Cláudio Rufino

31/08, às 20h: Vocação do Catequista

Convidado: Padre Thiago Faccini

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter