Secretário-geral da CNBB agradece a brasileiros por participação na coleta da CF 2023

A Igreja no Brasil realizou, durante as celebrações do Domingo de Ramos, 2, a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade que ocorreu em todas as paróquias e comunidades do País.

Em vídeo, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, agradeceu a generosidade dos fiéis brasileiros.

“Que o Bom Deus receba esse seu gesto de generosidade, o gesto de generosidade de todo o Brasil e nos ilumine a discernir o que for melhor esse ano para o enfrentamento do flagelo da fome. E a cada ano, sempre dentro do tema da Campanha da Fraternidade. Um abençoado Tríduo Pascal e que, no domingo que vem, o Cristo ressuscitado brilhe em nossos corações, na Igreja no Brasil e em todo o Brasil”, disse Dom Joel.

Os recursos arrecadados nas ofertas nas missas compõem, na sequência, dois fundos de solidariedade: o diocesano e o nacional. A maior parte, 60%, fica na própria diocese em vista de sua aplicação nas ações e projetos sociais diocesanos. E a outra parte, 40%, é destinada ao Fundo Nacional de Solidariedade, aplicada em ações e projetos sociais, nos âmbitos nacional, regional e local.

“Esses recursos são administrados por um Conselho Gestor, passam por uma auditoria e seguem, rigorosamente o edital que estabelece os parâmetros para a aceitação de cada projeto que chega. E chegam projetos do Brasil todo”, conta Dom Joel.

COMO O DINHEIRO É UTILIZADO?

A aplicação do recurso leva em consideração o tema da Campanha da Fraternidade do corrente ano, em 2023, “Fraternidade e fome”.

O edital deste ano irá estabelecer o atendimento a projetos em três eixos: auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social; geração de emprego e renda – projetos produtivos; e formação para a ação sociotransformadora.

Ainda é possível doar para o Fundo Nacional de Solidariedade, por meio de transferência bancária:

COLETA DA SOLIDARIEDADE

Banco Bradesco
Agência: 0484-7
Conta corrente: 4188-2 (CNBB)
CNPJ: 33.685.686/0001-50

O comprovante do depósito precisa ser enviado por e-mail: financeiro@cnbb.org.br.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
marinez gil
marinez gil
1 ano atrás

boa tarde, o que esperamos da cnbb é que realmente aplique esse dinheiro em instituições ou projetos que ajudem pessoas em situação vulneravel. estamos cansados de ver o dinheiro dos fieis servir somente para projetos com doutrinação da esquerda. O bispos devem se atentar as almas dos fieis e não na TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO MARXISTA.