Veja os votos de feliz Páscoa dos Bispos Auxiliares

Cathopic
Dom Ângelo Ademir Mezzari

A vida vence a morte, o amor vence o ódio

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga

Cristo Ressuscitou, Ele vive, nós cremos, acreditamos, anunciamos, testemunhamos essa verdade fundamental da nossa fé. Por isso, a cada um, às vossas famílias, às nossas comunidades, a todos os irmãos e irmãs, queremos desejar que seja uma páscoa de paz, de esperança e de alegria. A vida vence a morte, o amor vence o ódio, a alegria vence toda a tristeza, pois Cristo Ressuscitou!  É um dia especial, é realmente o dia que o Senhor fez para nós. Por isso, alegremo-nos e exaltemo-nos. Caros, irmãos e irmãs, queridas famílias e comunidades, que seja uma Páscoa de paz, de amor, de esperança e de dignidade. Que o Senhor esteja presente em cada um de nós, presente onde nós vivemos e testemunhamos a nossa fé. Feliz Páscoa da Ressurreição, muitas bênçãos, muita paz! 

Ele não ficou pregado na cruz, mas ressuscitou

Dom José Benedito Cardoso
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa

Querido irmão e irmã, Cristo Ressuscitou verdadeiramente, aleluia, venceu a morte com amor. Passado os dias da Paixão do Senhor, somos agraciados com os frutos que brotaram da árvore da vida, por meio da cruz em que Jesus foi crucificado. Lembramos por meio de São Lucas, que os discípulos de Emaús estavam desarmados voltando para casa e Jesus se põe no meio deles e, por meio de textos bíblicos, ajuda a abrir os seus olhos e reconhecer que Ele não é um derrotado, não é um forasteiro, não ficou pregado na cruz, mas ressuscitou. Isso também eles experimentam no partilhar o pão, quando seus olhos ali se abriram e seus corações foram tocados. Então, eles voltam para a cidade se juntando aqueles que estavam em Jerusalém. O Tempo Pascal é um tempo de vivermos uma espiritualidade bíblica intensa, de valorizar as celebrações pascais, sobretudo o domingo, Dia do Senhor, tempo de viver em comunidade, que não pode estar dispersa, mas aberta à missão para a qual Jesus nos envia, uma igreja em saída. Tempo Pascal é tempo também de vermos as obras de caridade. Jesus diz para nós “Dai-lhes vós mesmo de comer”, dar pão a quem tem fome. Vivamos este tempo pascal de maneira intensa. Deus abençoe a todos vocês. Feliz Páscoa

Dom Carlos Silva

Ele está vivo para sempre, venceu o último dos inimigos, a morte

Dom Carlos Silva, OFMCap.
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia

“Ele não está aqui, ressuscitou”, disse o anjo! Querido irmão, querida irmã, é um erro buscar Jesus no mundo da morte. Ele está vivo para sempre, venceu o último dos inimigos, a morte. Nunca poderemos encontrá-lo onde a vida está morta, pois foi Ele quem disse: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo”. Ele está presente com o seu espírito, está presente na Eucaristia, se faz presente em cada ação de amor, em cada esforço pela paz, em cada mão que se abre para repartir o pão, em cada braço que restaura a vida. Ele se faz presente cada vez que levantamos e somos capazes de recomeçar. Páscoa é passagem: deixe o Cristo Ressuscitado passar na sua vida, deixe ser encontrado por Ele. Jesus, ressuscitou!  É o Cristo, venceu a morte, está entre nós e nos oferece a sua paz. Paz para o mundo atravessado pelos conflitos das diversas guerras, que gera consequências desastrosas para toda a humanidade, entre elas fome, dor, violência, desumanização e morte. Celebrar a Páscoa a cada ano é crer na ressureição, assumindo e configurando a minha vida, a nossa vida à vida de Cristo. Identificando-se com Ele é ter diante de si os desafios da vida para propagar a esperança que brota do ressuscitado, tornando-se um lugar de luz para quem insiste em viver nas trevas. Lembre-se: a esperança não decepciona. Uma feliz e santa Páscoa cheia de esperança!

Ele sabia que aquela cruz não duraria muito tempo

Dom Jorge Pierozan
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana

Estamos vivendo mais um Páscoa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele sabia que aquela cruz não duraria muito tempo. Muitas das pessoas que andavam com Ele, nos minutos finais fizeram uma debandada, mais outros permaneceram, aqueles que ficaram é que sabiam que aconteceria a vitória da vida sobre a morte, da vida sobre o pecado e, por isso, permaneceram com Jesus, pois sabiam que a cruz não duraria muito tempo. Entre essas pessoas estavam Maria, a Mãe de Jesus, que finalmente aos pés da cruz compreendeu as palavras do velho Simeão no templo: eis que uma espada de dor haverá de transpassar a sua alma. Maria, porém, confiou na ressurreição do seu filho como nós acreditamos que Jesus está vivo e está no meio de nós e conduz a nossa vida e a nossa história. Agradecemos a Deus, louvemos ao Senhor, “mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar”, como diz a canção, louvemos ao Senhor. Louvemos em verdade, pois somente temos o nosso Deus e Nele está a nossa herança. Uma feliz, santa e abençoada Páscoa!

Dom Jorge Pierozan

Um grande convite para a nossa ressurreição

Dom Rogério Augusto das Neves
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé

Feliz Páscoa a todos! Nós meditamos nestes dias, o grande mistério da Ressureição de Cristo, que antes de tudo é um fato real.  É preciso que nos lembremos sempre de que a fé da Igreja não é que nos interpretamos que Jesus não morreu ou de que Ele ressuscitou, mas de que Ele de fato ressuscitou. Em segundo lugar, nós recordamos que a Ressureição de Cristo ao ser celebrada e comemorada por nós é também um grande convite para a nossa ressurreição, isto é, para nossa renovação de vida, para que possamos ser assumidos pela fé que nós professamos, que do Batismo que recebemos, passemos aos missionários e discípulos e Ele deseja que nós o sejamos. Por isso, desejo a todos esta graça de renovar a vida em Cristo para viver melhor e anunciar que Ele vive e está no meio de nós!  

Diante da Cruz, nós conhecemos a nós mesmos e a Deus

Dom Cícero Alves de França
Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém

A Páscoa é a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte. Ela só acontece porque primeiro passamos pela Sexta-feira Santa: o mistério de um silêncio que se inicia com a Cruz, passando pelo Sábado Santo e chegando, enfim, ao raiar da Ressureição no Domingo de Páscoa. Diante da Cruz, nós conhecemos a nós mesmos e a Deus. O mistério da Paixão é, antes de tudo, contemplar o Senhor para extrairmos o conhecimento de nós mesmos e o de Deus. Neste tempo, portanto, de tantas dores, sofrimentos e mortes, somos convidados a um ato de fé profunda exatamente na Ressureição do Senhor. Por isso, a Páscoa é esta vitória de Deus sobre a morte, sobre esse silêncio que se irrompe diante da Cruz. Com isso, podemos fazer a seguinte oração: “Senhor, nós queremos olhar para ti para conhecer o Pai, da Cruz, tú nos revela o Pai. Revela-nos, Senhor, o mistério da Cruz. Faz com que não tenhamos medo, faz com que Nele conheçamos a Deus, conheçamos a ti, Filho do Pai, conheçamos a nós mesmos, pecadores redimidos”. A Páscoa é exatamente a vitória sobre o medo. Jesus venceu a morte, ressuscitou, passou pela experiência da cruz, pelo silêncio da morte, e nos deu a vida. Uma feliz e santa pascoa a todos! Que o Senhor possa ressuscitar em vossas vidas, famílias e no mundo todo!

dom carlos lema

A última palavra é a vida, é a Ressurreição

Dom Carlos Lema Garcia
Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade

Na Quinta-feira Santa, Jesus institui a Santíssima Eucaristia e o sacramento da Ordem; na Sexta-feira Santa, recordamos a Paixão em que Jesus percorre a via-sacra e é crucificado no calvário, entregando a sua vida por nós. Seu corpo é sepultado e na manhã do domingo Ele ressuscita para nunca mais morrer. Portanto, a última palavra é a vida, é a ressurreição. Jesus ressuscita para que nós ressuscitemos junto com Ele. Jesus entrega sua vida por nós, e, portanto, o tempo de Páscoa é de muita união com o Nosso Senhor, de muita alegria, de reviver junto Dele os seus passos, e de participar com alegria de sua Ressurreição.

*Essas mensagens foram gravadas em vídeo pelos bispos à rádio 9 de Julho e veiculadas no Sábado Santo e no Domingo de Páscoa(Transcrição: Cleide Barbosa/rádio 9 de Julho)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários