‘Vocês são os mensageiros do Reino de Deus aos doentes’, diz Dom Odilo a agentes da Pastoral da Saúde

Arcebispo presidiu a missa da abertura dos cursos anuais da Pastoral da Saúde

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Muitos dos que chegavam à Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Vila Mariana, no sábado, 18, minutos antes da missa das 9h, se colocavam em atitude de oração diante da imagem de São José – o Esposo da Virgem Maria, Guardião das Famílias, Pai Adotivo de Jesus, Patrono da Igreja e, também, “Padroeiro dos Moribundos” –, cuja memória litúrgica neste ano, excepcionalmente, foi celebrada naquele dia.

Sob a intercessão de São José e rogando as bênçãos de Deus, os agentes da Pastoral da Saúde participaram da missa de abertura dos cursos anuais voltados a formar pessoas para as visitas domiciliares e hospitalares aos enfermos.

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, tendo entre os concelebrantes capelães hospitalares e o Padre João Mildner, Assistente Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral da Saúde.

TRABALHO PRIORITÁRIO PARA A IGREJA

Dom Odilo, na homilia, enalteceu o empenho dos agentes da Pastoral da Saúde em se manterem próximos dos enfermos onde quer que estejam e lembrou-lhes de que este é um trabalho prioritário para a Igreja, pois foi realizado pelo próprio Cristo.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Jesus esteve sempre rodeado de pessoas com problemas de saúde e sempre se interessou por elas, esteve sensível a suas dores, angústias e sofrimentos”, afirmou o Cardeal, destacando que esta obra de misericórdia também é motivo de salvação para quem a realiza: “Tenham certeza de que essa dedicação aos doentes não será esquecida por Deus”.

O Arcebispo Metropolitano também lembrou que quem enfrenta uma doença com fé e esperança tem a certeza da proximidade de Deus e dá novo sentido a este sofrimento, e que isso deve sempre estar no horizonte do trabalho da Pastoral da Saúde. “Vocês são os mensageiros do Reino de Deus aos doentes”, disse aos agentes, recomendando-lhes, ainda, que sempre rezem pela intercessão de São José em favor dos enfermos: “Peçam a São José, sobretudo pelos moribundos, para que aqueles que fazem a passagem desta vida para a outra tenham, na hora da morte, a felicidade de se encontrarem com Deus reconciliados, pacificados interiormente e com fé renovada”.

A PASTORAL DA SAÚDE E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Após a missa, foi realizada a aula inaugural dos cursos, com a temática “A Pastoral da Saúde e a Campanha da Fraternidade”, ministrada por Dom Cícero Alves de França.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo ressaltou que lidar com o sofrimento é o ponto comum entre o tema da CF 2023 – a fome – e o agir dessa Pastoral.

Dom Cícero ressaltou que o sofrimento é “uma condição conatural à existência humana” e não um “castigo de Deus”. Ao apresentar trechos da encíclica Salvifici doloris, escrita por São João Paulo II, em 1984, sobre o sentido cristão do sofrimento humano, o Bispo lembrou que o ser humano é capaz de superar o sofrimento e que Deus jamais é indiferente ao sofrer de Seus filhos. “É missão da Pastoral da Saúde dizer ao enfermo: ‘Deus está com você’. Ele assume a nossa vida, inclusive os nossos sofrimentos, porque nos ama”, comentou.

O Bispo lembrou também que a Pastoral da Saúde tem contato muito próximo com a realidade dos excluídos, pois a pessoa enferma muitas vezes vive a realidade da fome e de outras exclusões sociais. “A Pastoral da Saúde deve trazer para o cerne da comunidade aquele irmão que está doente e excluído”, exortou.

CURSOS OFERECIDOS

Como nos anos anteriores, são dois os cursos oferecidos: o de Pastoral da Saúde, que ocorre a cada dia da semana em uma região episcopal (veja detalhes no box); e o curso de Pastoral Hospitalar, aos sábados pela manhã, na Paróquia Santa Generosa, no bairro do Paraíso.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

As aulas iniciadas neste mês serão concluídas em novembro. Ao todo, são abordados 24 temas. A média de inscritos nos últimos anos têm sido de 300 alunos.

“Quem faz os cursos vai saber como caminhar como agente de pastoral, e terá conhecimentos gerais sobre a Igreja, saúde pública, os direitos do enfermo e como auxiliá-lo para a busca de tais direitos”, explicou, ao O SÃO PAULO, José Gimenes, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, detalhando que no caso do curso da Pastoral Hospitalar, o participante é preparado para atuar de modo específico em uma unidade hospitalar.

“Nos cursos, insistimos muito neste cuidado de que na Pastoral da Saúde ninguém age em nome pessoal. O que fazemos e falamos é em nome da Igreja”, lembrou à reportagem o Padre João Mildner. “A nossa missão é servir sempre. Não há dia ou horário: onde e quando o doente precisar, estaremos lá. Os cursistas são pessoas simples das nossas comunidades, mas com profundo desejo de servir a quem está sofrendo”, complementou.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Uma das novidades nos cursos deste ano será a abordagem sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), institucionalizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006. Trata- -se de tecnologias em saúde voltadas ao cuidado, equilíbrio e bem-estar integral da pessoa, – física, mental, emocional e espiritualmente. Algumas delas são a acupuntura, homeopatia, ioga, cromoterapia e auriculoterapia.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Pretendemos somar aos cursos da Pastoral da Saúde as terapias integrativas, fazendo com que estas informações cheguem aos agentes, a fim de que entendam melhor que hoje temos dois modelos de saúde no SUS: a saúde alopática e a saúde natural. A partir da portaria 971, do ano de 2006, do Ministério da Saúde, está autorizado em todo o território nacional a implantação de 29 práticas integrativas, e a Pastoral tem buscado que tais terapias sejam acessíveis a toda a população”, explicou Raquel Bacchiega, psicanalista e terapeuta integrativa, que será a responsável por essa temática nos cursos.

“Vamos apresentar quais são as 29 práticas disponíveis, a fim de que o agente possa informar a uma família que tenha alguém acamado que pode procurá-las na rede pública. O agente também poderá optar pela formação em terapias integrativas, para que aplique as técnicas. Assim, vamos também dar cursos com certifica ção, repassando a nossa experiência”, complementou Raquel, que atualmente, em conjunto com a Pastoral da Saúde, realiza atendimento psicoterápico na Região Brasilândia, experiência que poderá ser replicada para outras regiões episcopais.

COMO PARTICIPAR DOS CURSOS

Ainda é possível inscrever-se para os cursos nos locais onde ocorrem as aulas. A contribuição financeira mínima pedida é de R$ 30 mensais. Outras informações em (11) 3660-3743 ou pastoraldasaudeasp@gmail.com

CURSO DA PASTORAL DA SAÚDE

(Sempre das 14h às 16h30)

Região Sé – às segundas-feiras Paróquia São Cristóvão (Avenida Tirandentes, 84, Luz).

Região Lapa – às terças-feiras Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Rua Nossa Senhora da Lapa, 298, Lapa).

Região Brasilândia – às quartas-feiras Paróquia Santa Cruz (Avenida Itaberaba, 2.093, Freguesia do Ó).

Região Santana – às quintas- -feiras Santuário Nossa Senhora da Salette (Rua Doutor Zuquim, 1.746, Alto de Santana).

Região Ipiranga – às sextas- -feiras Cúria Regional (Rua Xavier de Almeida, 818, Ipiranga).

Região Belém – aos sábados Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366, Belenzinho).

CURSO PASTORAL HOSPITALAR

Aos sábados, das 9h às 11h30 Paróquia Santa Generosa (Avenida Bernardino de Campos, 360, Paraíso)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários