Dom Odilo preside a missa de início das atividades do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A forte chuva na tarde do sábado, 24, não foi empecilho para que os agentes da Pastoral da Saúde e dos Enfermos fossem à Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Vila Mariana, para a missa de instituição do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos.

Este Vicariato é um dos frutos do 1º sínodo arquidiocesano e nasce com a missão de promover a ação missionária e pastoral da Igreja em São Paulo nos âmbitos da saúde e do cuidado aos enfermos, nas dimensões religiosa e evangelizadora; comunitária; e político-institucional.

A EXEMPLO DE CRISTO

A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelo Cônego João Inácio Mildner, Vigário Episcopal para a Pastoral da Saúde e dos Enfermos; pelo Padre Otoniel Profiro de Morais, que recebeu a nomeação e provisão de Auxiliar do Vicariato; e outros sacerdotes, alguns dos quais capelães hospitalares.

Ao saudar a todos, Dom Odilo recordou que a missa marcava oficialmente a instituição do Vicariato, dando continuidade aos trabalhos já realizados pela Pastoral em favor dos enfermos e à promoção da vida e da saúde.

O Purpurado enalteceu a ação missionária dos agentes da Pastoral da Saúde em se manterem próximos dos enfermos, a exemplo de Cristo. “Agradeço a todos os empenhados nesta missão. Vocês, agentes de pastoral, dedicam horas para visitar os doentes, levar a Sagrada Comunhão, ser presença e conforto, ombro amigo na hora do sofrimento e, em muitos casos, da solidão. No Evangelho, vemos que Jesus esteve sempre rodeado de pessoas com problemas de saúde e sempre esteve ao lado delas, sensível a suas dores e sofrimentos”, afirmou o Cardeal.

“A assistência aos enfermos é parte fundamental da missão da Igreja”, prosseguiu Dom Odilo.

MANDATO DE JESUS

Cônego João Mildner enfatizou que a ação desta Pastoral é um trabalho prioritário para a Igreja, pois foi realizada pelo próprio Cristo: “Nossa ação pastoral reflete o rosto misericordioso de Jesus a quem sofre”.

O Sacerdote, que também é Capelão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, disse que a criação do Vicariato é um sonho realizado e que permitirá atuar com uma coordenação mais centrada e em conjunto com as regiões episcopais neste serviço em favor dos que mais sofrem.

O Vigário Episcopal falou ainda sobre algumas prioridades do Vicariato: preparar mais agentes de pastoral para atuar em favor dos enfermos nas comunidades e hospitais; e articular melhor a assistência religiosa nos hospitais, dialogando com os diferentes segmentos, para facilitar o acesso da Igreja, principalmente dos sacerdotes, nas unidades hospitalares.

O Sacerdote também explicou que este Vicariato Episcopal atua em três dimensões: oferta de assistência espiritual aos enfermos e suas famílias nos hospitais, asilos e nas residências; promoção da vida e da dignidade por meio dos cursos e capacitações; e ação nas políticas públicas de saúde, sobretudo da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A nossa missão é servir. Não há dia ou horário: onde e quando o doente precisar, estaremos lá. Não nos cansamos de lutar na prevenção de doenças, ampliar as campanhas de vacinação, vincular o doente aos programas de Saúde e lutar na defesa do SUS”, acrescentou.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

PREPARADOS PARA A MISSÃO

A celebração do último sábado também marcou a abertura dos cursos anuais oferecidos pelo Vicariato: o de Pastoral da Saúde, a cada dia da semana em uma região episcopal (veja detalhes ao lado); e o de Pastoral Hospitalar, aos sábados pela manhã, na Paróquia Santa Generosa, no bairro do Paraíso.

José Carlos Gimenez, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, explicou à reportagem que quem faz os cursos estará apto para atuar como agente da Pastoral, pois aprenderá conhecimentos gerais sobre a Igreja, saúde pública, os direitos do enfermo e como auxiliá-los para a busca de tais direitos.

“Os participantes dos cursos são pessoas simples das nossas comunidades com disposição e coração generoso em ser sinal da presença de Cristo aos doentes, levando uma palavra amiga e de conforto”, disse Gimenez, destacando que o curso da Pastoral Hospitalar prepara o participante para atuar de modo específico em uma unidade hospitalar.

Beatriz Maria Oliveira Rodrigues, 56, viu a divulgação do curso na Paróquia São Patrício, na Região Lapa, e se inscreveu. “É um aprendizado que vem para somar. Gosto de conversar, acolher e rezar com os doentes”, disse ela, que vai fazer o Curso de Pastoral da Saúde e depois pretende ampliar para o de Hospitalar.

Durante o curso são abordados 24 temas e o número de inscritos este ano já se aproxima de 300. Em 2023, cerca de 200 pessoas concluíram as formações.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A SERVIÇO DA VIDA

Após a missa, foi realizada a aula inaugural dos cursos, com a temática “A Pastoral da Saúde e dos Enfermos e a Campanha da Fraternidade”, ministrada pela Irmã Ivonete Kurten.

A Religiosa Paulina ressaltou que lidar com a promoção da vida e da saúde é o ponto comum entre o tema da CF 2024 – a amizade social – e o agir dessa Pastoral. “Somos comunicadores a serviço da vida. Nossa missão como agentes de pastoral é cuidar e zelar pelo dom da vida, da amizade social e do amor mútuo”, frisou.

Irmã Ivonete recordou a mensagem do Papa Francisco por ocasião do XXXII Dia Mundial do Enfermo: “Somos convidados a adotar o olhar compassivo de Jesus. Cuidemos de quem sofre e está sozinho. Que a exemplo do bom Samaritano (Lc 10,25-37), possamos acolhê-lo, e com ternura e compaixão, ser presença de Cristo”, afirmou.

AINDA HÁ VAGAS

Para quem deseja participar, ainda dá tempo de se inscrever para os cursos do Vicariato. Informações gerais podem ser obtidas pelo e-mail pastoraldasaudeasp@gmail.com ou pelo telefone (11) 3660-3743. O valor da mensalidade é R$ 40,00. As inscrições podem ser feitas por meio do seguinte link: https://bit.ly/42nwUQ6

As aulas acontecerão nos seguintes dias e horários, entre 4 de março e 30 de novembro:

REGIÃO SÉ
Paróquia Santo Agostinho (Praça Santo Agostinho, 37, Liberdade – próximo ao Metrô Vergueiro) Às segundas-feiras, das 14h às 16h30 Informações com Graça: (11) 98995-4556

REGIÃO LAPA
Paróquia Nossa Senhora da Lapa (Rua Nossa Senhora da Lapa, 298) Às terças-feiras, das 14h às 16h30
Informações com Izabel Guimarães: (11) 99585-6522

REGIÃO BRASILÂNDIA
Paróquia Santa Cruz de Itaberaba (Avenida Itaberaba, 2.093, Vila Itaberaba) Às quartas-feiras, das 14h às 16h30
Informações com Lizete: (11) 96686-6999

REGIÃO SANTANA
Santuário Nossa Senhora da Salette (Rua Dr. Zuquim, 1.746, Alto de Santana) Às quintas-feiras, das 14h às 16h30
Informações com Luciene: (11) 97080-4844

REGIÃO IPIRANGA
Sede da Região Ipiranga (Rua Xavier de Almeida, 818, Ipiranga) Às sextas-feiras, das 14h às 16h30
Informações com Ana Laura: (11) 97209-8050

REGIÃO BELÉM
Centro Pastoral São José (Avenida Álvaro Ramos, 366 – próximo ao Metrô Belém) Aos sábados, das 9h às 11h30
Informações com Laura: (11) 99385-1107

CURSO SOBRE A PASTORAL HOSPITALAR
Paróquia Santa Generosa (Avenida Bernardino de Campos, 360 – próximo ao Metrô Paraíso – a entrada para os cursos será pela Rua Afonso de Freitas, 49)
Aos sábados, das 9h às 11h30 Informações com Penha: (11) 99226-5193

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários