Em fase de implantação, o projeto BRT-ABC é um sistema rápido de ônibus elétricos movidos a bateria e não poluentes – o primeiro com frota 100% elétrica do Brasil. A previsão de entrega é para 2025, com 92 ônibus elétricos e 16 estações ao longo de 18 quilômetros, ligando a região do Grande ABC à capital paulista, com benefício para mais de 600 mil passageiros.
O projeto terá integração com o metrô e o trem: no terminal Tamanduateí, com a Linha 2 Verde do Metrô e a Linha 10 Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); no terminal Sacomã, com o corredor Expresso Tiradentes e a Linha 2 do Metrô.
“O BRT será um grande passo para levar maior eficiência energética ao sistema de transporte metropolitano. Representa uma solução moderna, ágil e sustentável para a mobilidade de milhares de passageiros que se deslocarão, diariamente, entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul até a capital. A frota será composta de ônibus com tecnologia limpa, totalmente elétricos e articulados, fabricados no Brasil, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes. Para facilitar ainda mais o deslocamento da população, o novo modal vai se conectar ao sistema de trens metropolitanos, ao Metrô, ao Corredor Metropolitano ABD e ao Expresso Tiradentes”, afirmou à reportagem Felipe Santoro, chefe de departamento da Assessoria Financeira e Orçamentária da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
Também está em curso a expansão do transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo: há obras de ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha; da Linha 9-Esmeralda, até a estação Varginha; e da Linha 15-Prata, para as regiões de Jacu-Pêssego e Ipiranga. Também estão sendo construídas duas linhas: a 6-Laranja, entre a Brasilândia e São Joaquim, com potencial para transportar cerca de 630 mil passageiros; e a Linha 17-Ouro, entre Morumbi e o Aeroporto/Washington Luiz, que irá beneficiar 93 mil passageiros ao dia.
Em 2023, conforme dados do Metrô e das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, foram transportadas 1,19 bilhão de pessoas nos seis ramais metroviários, aumento de 8% no comparativo com o ano anterior.
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Convém perguntar à Assessoria da EMTU se alguma dessas integrações será gratuita. É essa a pergunta que a população do grande ABC quer saber, e ninguém tem coragem de fazer para eles.