Suécia: Alunos retomam o uso de livros impressos para não se tornarem analfabetos funcionais

Pixabay

Desde o ano passado, o governo da Suécia tem se preocupado com a queda acentuada no desempenho dos alunos em relação à interpretação de texto. A má classificação dos suecos no Estudo Internacional de Progresso (PIRLS) – exame que avalia o nível de leitura – fez com que o Ministério da Educação suspendesse o programa educacional 100% digital implantado de forma pioneira no país.

Pela primeira vez, alunos suecos estão retomando a utilização de livros impressos em sala de aula, revertendo o processo de digitalização total que, ao longo dos últimos 15 anos, trocou livros e cadernos por computadores, tablets, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos. Evidências científicas apontam a digitalização como a causa do mau desempenho dos alunos. A ministra da Educação, Lotta Edholm, afirmou que se os livros não fossem reintroduzidos à rotina escolar, o país estaria “em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais”.

Em nota, o Ministério da Educação reconheceu a crise de interpretação de texto nas escolas e afirmou que livros têm “vantagens que nenhum tablet pode substituir”.

Em razão disso, o governo prevê investir, até o ano de 2025, cerca de 150 milhões de euros – mais de R$ 808 milhões – em um programa de reintrodução de livros impressos e a redução do uso de telas para recuperar a habilidade de interpretação de texto dos alunos. 

Fonte: Viva a vida – R7

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