Árvore de Natal e presépio do Vaticano são abertos à visitação

Com ornamentos artesanais feitos por pessoas em situação de rua, a quem o treinamento foi dado a distância em decorrência da pandemia, os símbolos natalinos e toda a estrutura para celebrar o nascimento do Menino Jesus são apresentados ao público

Fotos: Vatican Media

Este ano, com mais de 30 metros de altura, a árvore de Natal da Praça de São Pedro, no Vaticano, é adornada com enfeites artesanais de madeira e palha, feitos por pessoas em situação de rua e também por outros adultos e crianças.

Antes da cerimônia de iluminação da árvore de Natal na sexta-feira, 11, o Papa Francisco disse que queria que ela e o presépio da Praça de São Pedro fossem “um sinal de esperança” em um ano marcado pela pandemia do coronavírus.

“A árvore e o presépio ajudam a criar o clima natalino favorável para viver com fé o mistério do nascimento do Redentor”, disse o Papa. “No presépio, tudo fala de ‘boa pobreza’, pobreza evangélica, que nos torna bem-aventurados: contemplando a Sagrada Família e os vários personagens, somos atraídos por sua humildade desarmante”.

A árvore de abeto – uma espécie sempre-verde, da família dos pinheiros –, montada na Praça de São Pedro é um presente da Eslovênia, um país da Europa Central com uma população de 2 milhões de habitantes, que também doou 40 árvores menores para serem colocadas nos escritórios da Cidade do Vaticano.

Jakob Štunf, embaixador da Eslovênia na Santa Sé, disse que seu país também está patrocinando uma refeição de Natal no abrigo para pessoas em situação de rua, perto do Vaticano.

“Decidimos também doar uma árvore especial para a estrutura destinada a essas pessoas, que fica ao lado da Praça de São Pedro. Vamos providenciar, também, uma refeição especial nesse dia, para que possamos, dessa forma, expressar nossa ligação com elas”, disse o embaixador.

Colaboração

As pessoas em situação de rua estiveram envolvidas na confecção de alguns dos enfeites para a árvore de Natal do Vaticano, de acordo com Sabina Šegula, florista e decoradora da Santa Sé.

Por causa da pandemia, Sabina lançou mão de vídeos instrutivos e  treinou 400 pessoas para que ajudassem na elaboração dos enfeites de palha e madeira. Ela disse que a maioria deles foi feita por pessoas na Eslovênia, incluindo algumas crianças, porém as pessoas em situação de rua em Roma e na Eslovênia também estavam envolvidas no artesanato.

“Eles gostaram muito de realizar este trabalho e fizeram seus próprios designs”, disse Sabina. “E esse era o objetivo principal  levar também a alegria e o espírito de Natal para a ‘casa’ daqueles que não a tem”, disse ela.

Gratidão eslovena

A Eslovênia doou a árvore de Natal como um símbolo de gratidão pelo apoio do Vaticano ao movimento de independência do país, no 30º aniversário de sua emancipação da então Iugoslávia.

“João Paulo II entendeu muito bem a situação daquela época, o que se passava, não só na Eslovênia ou na Iugoslávia, mas também na Europa. Ele entendeu as grandes mudanças que estavam acontecendo e foi muito próximo, muito envolvido e engajado no processo”, disse Štunf.

“A Eslovênia é reconhecida como um dos países mais verdes do mundo. Mais de 60% do território esloveno é coberto por florestas”, disse ele, acrescentando que esta árvore pode ser considerada um presente do “coração verde da Europa”.

A árvore doada ao Vaticano foi retirada das florestas Kočevje e, como as demais, tem 75 anos, pesa 70 toneladas e tem mais de 30 metros de altura.

Presépio

Na mesma cerimônia em que a árvore de Natal foi acesa, o presépio foi revelado. Ele é composto de 19 estátuas de cerâmica maiores do que o tamanho natural feitas nas décadas de 1960 e 1970 por professores e ex-alunos de um instituto de arte na região italiana de Abruzzo.

Entre as estátuas está a figura de um astronauta, que foi adicionada ao presépio na época para comemorar o pouso do homem na lua, em 1969, disse a ministra do turismo local Alessia Di Stefano.

Tanto a árvore quanto o presépio serão exibidos até janeiro 10 de janeiro de 2021, festa do Batismo do Senhor.

Na sexta-feira, 11, o Papa Francisco se encontrou com uma delegação da Eslovênia e da região italiana de Abruzzo envolvida na criação das exibições de Natal deste ano na Praça de São Pedro.

“A festa do Natal nos lembra de que Jesus é nossa paz, nossa alegria, nossa força, nosso conforto”, disse o Pontífice. “Mas, para acolher esses dons da graça, precisamos nos sentir pequenos, pobres e humildes como os personagens do presépio.”

“Expresso a vocês os meus melhores votos de uma festa de Natal repleta de esperança e peço que os apresentem a suas famílias e a todos os concidadãos. Asseguro minhas orações por todos e os abençoo. E vocês, também, por favor, orem por mim. Feliz Natal”, concluiu.

Fonte: CNA – Catholic News Agency

Notícias relacionadas

Comentários

  1. O que percebemos é a tremenda ignorância religiosa que existe em nossa sociedade. Nosso Papa quiz atualizar a
    apresentação do Natal pela situação crítica que estamos por causa da COVID e aproveitou a árvore de Natal colocando nela todas as pessoas carentes e o resto da população se reunindo e os protegendo . Em minha cidade um grupo grande de pessoas.. Todos participaram e reuniram muitas cestas básicas, dinheiro pra comprar presentes para as crianças e ainda vão servir almoço pra todos os inscritos. Um Natal diferente mas cheio de Amor, Fé, União , Participação , Solidariedade… isso sim é o verdadeiro Natal cheio de ações e das bençãos de Deus! Crer com as mãos é a mensagem do nosso Papa !

    • Muito bem o que vc disse, o presepio foi feito do material mais barato e usado em todo mundo que é a cerâmica, mas o povo não sabe o que é obra de arte com coisas recicladas e material barato….o demonio esta na mente de cada um!!! Principalmente dos que não tem formação e inteligência para saber que o diferente tambem tem sua importância como o negro, que muuros achavam que eram demônios, nosso Deus é o Deus da diversidade, da humuldade, e o que pensam ser um astronalta, e um membro do filme star wars é que foi feito com mateeial reciclável, ai os que tem coração bom vê Deus e os que tem coração ruim vê o demônio

  2. Na foto não dá pra ver mas tem uma estátua muito estranha atrás do astronauta, parece um demônio. Procurei saber o que representa mas não encontrei aqui no site.

    • Presépio é uma piada, já não chega a adoração de imagens, ainda usam imagens de filme de ficção.
      Se essa é a religião que alegam que Jesus deixou ; imagina a do maligno.

  3. Parabéns ao comentário da Ana Beatriz . Faço minhas as palavras dela . Também não vejo nada de imoral , anti-cristão . É a mente das pessoas que não está lá muito de acordo com o que Cristo pregou. E a insistencia obcessiva e até satanica de acusar o Papa de comunista , coisa que ele não é – isso é calunia e criar divisões , nada tem a haver com o espirito de Cristo , nada tem a haver com o espirito natalino ! Essas pessoas necessitam de muita evangelização , catequese . Misericórdia, Senhor !

    • Seu comentário, até é amoroso, bonitinho, de paz; mas não condiz com as escrituras, na realidade, Jesus nem nasceu em dezembro é também no dia 25, tudo mentira criada pelo Vaticano mas já sabemos que os católicos se alimentam da fé no catolicismo. Então nem af7anta a gente Alerta é sobre as heresias.

    • DIOGENES, a data do nascimento de Jesus – não é mencionado na Bíblia.

      Além disso, não existe nenhuma fonte documental que comprove o dia em que Jesus nasceu. Assim, é importante dizer que não sabemos o dia exato em que Jesus nasceu e não existe comprovação histórica acerca de ele ter nascido no dia 25 de dezembro.

      O catolicismo segue o conhecimento deixado pelos APOSTOLOS, sendo A BIBLIA e varios outros documentos deixado por eles.. Não sei se sabe, mas quem compilou a biblia que voce le hoje, foram HOMENS… Porque devemos crer no que esses homens escreveram e nao crer naquilo que eles viveram tambem? Eles viveram com CRISTO .

      Para compreender o PORQUE do natal ser dia 25 ou PORQUE da igreja estipular esta data, é preciso compreender HISTÓRIA, informações que nao sao biblicas… Se VOCE é PROTESTANTE, ja pode parar de ler aqui, pois tua crença é SOLA ESCRIPTURA… ou seja, a historia pouco lhe importaria… Agora se voce é um falso catolico que questiona oque a igreja assinou, aconselho que va ler um pouco para compreender.
      O dia do natal era quando comemoravam o DEUS SOL INVENCIVEL, mas uma vez que JESUS é a luz do mundo como Ele mesmo diz, e SE ELE TRAZ A VIDA ETERNA, então Ele se torna esse DEUS SOL.

      Enfim, é inutil querer saber data !! O importante é voce lembrar do nascimento! Deixar que JESUS cristo nasça nos corações com amor e esperança !!!!

      Voce acha que JESUS nao conhece os corações e esta preocupado se alguem esta lembrando de seu nascimento no dia errado? PELO AMOR DE DEUS NÉ ! TODO DIA É NATAL !!! TODO DIA É PASCOA.. POIS ELE VIVE !

      Fique com DEUS !

  4. Comungo com a opinião da maioria dos comentários. Achei horrível. Talvez com efeitos pirotécnicos até melhore a impressão, mas foge completamente do espírito Natalino de fraternidade, simplicidade e de amor. Onde está a representação da sagrada família? Os anjos, a estrela de Natal? Tudo se perdeu ?

    • Prezada Vera , observei pela sua publicação, que você é uma pessoa ligada a religiosidade, a festa nataliba; mas se vice ler as escrituras sagrada, verá que tudo o isso, essa festa, esse presépio, esse nascimento de Jesus, não passa de um grande comércio, uma grande mentira, jesys é eterno, santo é verdadeiro, não nasceu em dezembro. O mundo tido foi enganado pelo Vaticano, e para Deus essa festa não significa nada.

  5. Cada vez mais decepcionada com o Vaticano. Esse presépio é horrível, não mostra o Menino Deus q se encarnou e veio morar no meio de nós. Que Jesus esteja nos nossos corações e possamos recebê _lo , q tenhamos corações como manjedoura q recebe Nosso Senhor Jesus Cristo!

  6. Eu acho que depende na visão das pessoas , “disse : fala a boca o que tá cheio o coração “, acho que seja um exemplo maravilhoso o amor do nosso Papa . ” Jesus respeitou muito o geito das pessoas serem , e o Papa tbm respeita e ainda ele não muda a essência do amor , Gratidão a Deus por nosso Papa🙏🙏❤

    • Não é interpretação apenas, conhecer um pouco de simbologia é necessário. O astronauta remete á vida criada por extraterrestres. No meio do presépio a espinha dorsal de Osíris pai de Hórus o primeiro anticristo da humanidade, metade homem metade águia. O vaticano é cheio de simbologia egípcia. Outra , a escola que criou o presépio segue a linha massônica. Letícia, a história é clara e sim o cristianismo está ameaçado. Um abraço.

    • Nelia, tente estudar um pouco mais sobre as simbologias da Igreja e ter mais respeito pelo Vaticano. Vejo que você buscou bastante coisa para falar tudo isso, mas você sabia que também é pecado ir contra os preceitos que o Santo Papa e a cúpula do vaticano ? Tudo isso que você disse é de um simplismo e conspiração bizarra! Tente ter mais amor ao próximo e seguir o que Jesus tentou mostrar a todos que você será mais feliz. Que triste ver pessoas acharem que o próprio Vaticano está ameaçando o Cristianismo e não essas atitudes. O que mata o cristianismo são os cristãos, suas hipocrisias e mesquinhices!!! Evangelize na sua cidade e tente ajudar as pessoas com a Palavra. Falar mal e vomitar calúnias são pecados sérissimos.

    • Nelia querida, TUDO FAZ PARTE DA CRIAÇÃO !
      Astronauta simboliza criação por extraterrestre… ?! Tu leu isso no horoscopo ?
      Existe um cisma dentro da igreja, querem destruir por dentro aquilo que É de DEUS… Voce acha mesmo que foi o PAPA quem escolheu essas imagens ? Leia e veras que é doação… essas esculturas sao mais antigas do que Eu. E como LETICIA disse com muita sabedoria, A boca fala oque esta cheio o coração; Va com calma na sua simbologia …

  7. O papa Paulo VI já havia dito: “A fumaça do inferno entrou na Igreja por uma fresta”! N. Sra de Fátima previu em 1917, que a Apostasia entraria na Igreja de seu Filho Jesus! Muitos Sacerdotes perderia a Fé! Papa Bergoglio está afastando os verdadeiros Católicos e acolhendo os Abortistas e Comunistas que Não querem se salvar mas só ser “amigos’ do Papa!

  8. Horrivel , patetico esse presepio não representa nada, nem traz nenhuma mensagem , o Papa tem uma visão equivocada. O presepio representa e simboliza a confirmação de que Deus se fez homem em uma mangedora, para nos mostrar que a nossa riqueza esta na nossa fé e nos nossos atos e na simplicidade do nosso lar .

    • Boa tarde, Maria, desculpe, mas não concordo que o papa esteja equivocado. Nada que o papa faz é sem propósito. Ele nao está equivocado em nada. Ele sabe muito bem o que está fazendo. Ele veio pra instalar as mudanças necessárias à NOM que se aproxima. E Jesus e seus ensinamentos são um empecilho. A cultura judaico-cristã é o pilar da nossa civilização e “eles” querem destruí-la para que o anti-cristo triunfe.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter