Aumenta o número de católicos no mundo, mas o de padres e bispos diminui

Cristian Gutiérrez, LC/Cathopic

A Santa Sé divulgou os números do Anuário Pontifício 2023 e do Anuário Estatístico da Igreja 2021. Os levantamentos refletem em números a realidade da Igreja Católica no mundo entre 1º de dezembro de 2021 e 30 de novembro de 2022.

Nesse período, constatou-se que o número de católicos batizados em todo o planeta passou de 1,36 bilhão em 2020 para 1,37 bilhão em 2021 – aumento de 1,3%. Assim, os católicos representavam 17,67% da população mundial em 2021.

Foi na África que se registrou o maior aumento no número de batizados: 3,1%. Na Ásia, o aumento foi de 0,99% e na América a alta foi de 1,01%. O índice permaneceu estável na Europa.

O maior número de fiéis católicos está no continente americano, que engloba 48% dos católicos do mundo. Cerca de 57% dos católicos do continente estão na América do Sul e 27% deles se concentram no Brasil, que se confirma como o país com mais católicos do mundo. Cerca de 180 milhões de brasileiros se declararam católicos.

O anuário também mostrou que o número de clérigos no mundo diminuiu 0,39% em relação ao levantamento anterior. 

O número de padres no planeta diminuiu: de 410.219 em 2020 para 407.872 em 2021 – queda de 0,57%. Já o número de bispos passou de 5.363 no levantamento anterior para 5.340 neste. Ao todo, existem 49.176 diáconos permanentes em todo o mundo.

Fonte: Aleteia

Comentários

  1. Tudo isto está acontecendo porque nós os cristãos não esta no educando nossos filhos dentro da religião, não ensinamos o amor do verdadeiro Deus, para eles se apaixonaram e assim praticarem essa paixão. Ensinam somente a parte material, luxo, deixando o amor pelos pais, amigos enfim pelo outro ser humano ,os sentimentos carnais superam é a parte espiritual se esvai.

    Responder
    • Boa noite, nos tempos de São poucos os jovens que querem participar de algum grupo da igreja,eles querem mais festas se vestir mal ,mais uma coisa que a trapalha muito ,as redes sociais e a Internet, muitos só querem saber de Deus quando estão doentes.
      Esse é o que vejo na minha cidade Capitão de Campos Pi, Batista Filho.

  2. Sem querer polêmica, creio que deve-se questionar os motivos para esta redução… A sociedade mudou muito. Entre outras possíveis medidas para resolver o problema, creio que a questão da ordenação feminina aumentaria o número de sacerdotes em tempo muito reduzido…

    Responder
  3. Hoje infelizmente estamos tendo mais Padres que sua pregação tornou-se mais canto do que a verdadeira palavra de Deus . Sinto falta de participar de uma missa em que as homilias nos transmita paz e não dúvidas.

    Responder
  4. E verdade precisamos mais oração .Como o papa Francisco está anunciando que os padres deve se cazar eles se casando vamos ter mais adolescentes sendo padres,porque e claro que eles vão criar os filhos na igreja católica

    Responder
  5. Ser batizado na Igreja Católica não quer dizer que seja católico. A maioria dos protestantes foram batizados na I Católica. Outra coisa que muitos não percebem é que a maioria dos chamados católicos passam ano sem ir à missas, restringindo-se á missas de 7º dia ou grande solenidade como missa do galo. Há de se considerar ainda os divorciados que construíram outro matrimônio e que não estão em plena comunhão com a igreja. levando em conta tudo isso, o verdadeiro número de católico em dia com a Igreja cai para menos de um terço do que afirmam existir no mundo. Sem falar de muitos católicos que negam dogmas católicos. Exemplo: não é raro encontrar católicos que acreditam na reencarnação e não na ressurreição. Resumindo, pode-se afirmar que a Igreja Católica tem perdido fieis, ainda que existam muitos católicos.

    Responder
    • Do mesmo modo podemos dizer que o protestantismo está perdendo fiéis, se levarmos a risca sua lógica.
      Conheço protestantes que bebem mais que ateus, protestantes que traem esposas e que só vão a igreja quando a pedra aperta no sapato.
      Se pegarmos o Cristianismo como um todo, entre o número de pessoas que se declara cristã e o número de pessoas que realmente vive os preceitos instaurados por Cristo, rapidamente perceberemos que muito dizem ser, mas não são.

  6. Deus abençoe e proteja nossa Santa Igreja Católica, santa e una. Que as famílias sigam com amor os ensinamentos de Jesus, na intercessão da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe nossa, na proteção dos anjos, amém.

    Responder
  7. O que eu vejo é uma romantização de evangélicos, até um jornal na TV, quando uma pessoa morre em um acidente ou de bala, se for evangélico , o apresentador frisa a religião, de nenhuma outra religião eles frisam. Dá a impressão que se n fosse evangélico podia morrer. O que eu conheço de evangélicos que traem, que se casam novamente e n seguem a bíblia que pregam. Moro numa cidade que tem 5 igrejas católicas e dezenas de evangélicas, pq essas são comércio.

    Responder
  8. Fiz um comentário muito inteligente em relação às igrejas evangélicas, nas algum imbecil disse que ei já tinha dito a mesma coisa antes, então eu, respeitosamente, mando vocês se lascarem.

    Responder

Deixe um comentário