Bispo brasileiro é ordenado para a Arquidiocese de Boston

Comunidade Católica de Lowell

O Cardeal Seán O’Malley, Arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, ordenou o Padre Cristiano Guilherme Borro Barbosa como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Boston, em uma cerimônia na Catedral da Santa Cruz, no sábado, 3.

Dom Cristiano, 47, serviu em paróquias em Cambridge e Lowell, e foi nomeado pelo Papa Francisco em dezembro. A Arquidiocese é dividida em cinco regiões pastorais lideradas por um vigário episcopal ou bispo auxiliar que auxilia nas necessidades pastorais e administrativas. Desde julho, Dom Cristiano atua como Vigário Episcopal para a Região Central, que inclui Boston, Brookline, Cambridge, Somerville e Winthrop.

Nascido em Adamantina (SP), Dom Cristiano foi ordenado sacerdote em 2007, na Diocese de Bauru. Ele foi para Massachusetts em 2008 para estudar na Escola de Teologia e Ministério do Boston College e planejava retornar ao Brasil, mas disse que sentiu um chamado para permanecer na região, onde ministrava a uma crescente população imigrante.

A comunidade brasileira é o grupo demográfico que mais cresce em Massachusetts, com as maiores concentrações em Framingham, Everett, Boston, Lowell e Marlborough. Dom O’Malley disse que a nomeação de um bispo brasileiro marcou “um momento muito significativo na história da nossa arquidiocese”.

Falando aos repórteres, Dom Cristiano disse que espera ajudar a alcançar os jovens brasileiros, já que “a grande maioria deles” não frequenta a igreja.

“A Catedral estava tão cheia hoje e é difícil isso acontecer. Muitos jovens, crianças, a maioria dos brasileiros é jovem, não tinha lugar para sentar. Esse sentimento de casa foi muito forte para mim. E é preciso que eles se sintam em casa. Vendo-os lá, me deu muita alegria e compaixão por ser parte deles, por conhecer as dores, as alegrias, as angústias desse povo tão de perto.”

O Cardeal O’Malley disse que Dom Cristiano tem “um coração de pastor e uma ampla gama de experiências” que o prepararam para assumir mais responsabilidades na Igreja.

Fonte: Boston Globe

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários