Celam traça seus próximos passos na perspectiva da sinodalidade

Cardeal Scherer participa de encontro da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, no México

Membros da presidência do Celam e demais participantes de encontro que acontece no México, entre os dias 14 e 16 (foto: Celam)

Com uma missa celebrada na capela da sede da Conferência Episcopal Mexicana, na Cidade do México, na quarta-feira, 14, foi aberto o encontro da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) com os membros dos centros pastorais da entidade.

A reunião, que acontece até sexta-feira, 16, faz parte do processo de restruturação do organismo eclesial da América Latina e do Caribe, iniciado em 2019. Entre os participantes está o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente do Celam.

LEIA TAMBÉM:
Em assembleia extraordinária, Celam avança no processo de restruturação

Integração, discernimento e avaliação

A Eucaristia foi presidida por Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo, no Perú, e presidente da entidade. Na homilia, o Prelado destacou a importância deste encontro após a aprovação da nova estrutura pastoral do Celam, durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em Maio.

Dom Miguel acrescentou que o encontro será um espaço propício para integração, discernimento das etapas da restruturação e enfatizou que o Celam deve assumir na perspectiva da sinodalidade.

O Presidente sublinhou, ainda, que palavras que dirigidas pelo Papa Francisco ao Celam, em resposta à carta enviada pela Presidência, da Assembleia Geral são uma fonte de inspiração para esses dias de oração, trabalho e reflexão. “Não se esqueçam que as palavras que orientam o vosso processo de sinodalidade, ‘memória’ e ‘desafios’, têm um denominador comum: a ‘escuta’”, disse Pontífice, encorajando-os a “a não deixarem de escutar o que o Espírito Santo nos sugere, pastores, dando ouvidos à história dos nossos povos, atentos às raízes que os sustentam, e outro no presente, ouvindo os gritos de nossos irmãos e irmãs”.

Evento foi aberto com missa, na sede da Conferência Episcopal Mexicana (foto: Celam)

Itinerário teórico-prático

O convite do Bispo de Roma permeou os momentos de oração, reflexão e discernimento comunitário guiados pelo jesuíta mexicano José Luis Serra, que propôs um itinerário teórico-prático à luz do método inaciano de discernimento , a fim de ajudar os participantes para se constituírem como um grupo de discernimento.

O encontro é presencial e virtual, conta com a participação ativa da Presidência do Celam, da Secretaria Geral e dos Centros Pastorais, representados pelos bispos coordenadores dos conselhos e pelos diretores de cada um.

A nova estrutura do Celam é composta pelo Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral, Centro de Formação Bíblico-Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe (Cebitepal) e Centro de Comunicação.

Nos dias 20 e 21, haverá uma assembleia extraordinária para tratar das questões econômicas e da renovação dos estatutos do Celam.

(Com informações do Celam)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter