Celam traça seus próximos passos na perspectiva da sinodalidade

Cardeal Scherer participa de encontro da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, no México

Membros da presidência do Celam e demais participantes de encontro que acontece no México, entre os dias 14 e 16 (foto: Celam)

Com uma missa celebrada na capela da sede da Conferência Episcopal Mexicana, na Cidade do México, na quarta-feira, 14, foi aberto o encontro da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) com os membros dos centros pastorais da entidade.

A reunião, que acontece até sexta-feira, 16, faz parte do processo de restruturação do organismo eclesial da América Latina e do Caribe, iniciado em 2019. Entre os participantes está o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e 1º Vice-Presidente do Celam.

LEIA TAMBÉM:
Em assembleia extraordinária, Celam avança no processo de restruturação

Integração, discernimento e avaliação

A Eucaristia foi presidida por Dom Miguel Cabrejos Vidarte, Arcebispo de Trujillo, no Perú, e presidente da entidade. Na homilia, o Prelado destacou a importância deste encontro após a aprovação da nova estrutura pastoral do Celam, durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em Maio.

Dom Miguel acrescentou que o encontro será um espaço propício para integração, discernimento das etapas da restruturação e enfatizou que o Celam deve assumir na perspectiva da sinodalidade.

O Presidente sublinhou, ainda, que palavras que dirigidas pelo Papa Francisco ao Celam, em resposta à carta enviada pela Presidência, da Assembleia Geral são uma fonte de inspiração para esses dias de oração, trabalho e reflexão. “Não se esqueçam que as palavras que orientam o vosso processo de sinodalidade, ‘memória’ e ‘desafios’, têm um denominador comum: a ‘escuta’”, disse Pontífice, encorajando-os a “a não deixarem de escutar o que o Espírito Santo nos sugere, pastores, dando ouvidos à história dos nossos povos, atentos às raízes que os sustentam, e outro no presente, ouvindo os gritos de nossos irmãos e irmãs”.

Evento foi aberto com missa, na sede da Conferência Episcopal Mexicana (foto: Celam)

Itinerário teórico-prático

O convite do Bispo de Roma permeou os momentos de oração, reflexão e discernimento comunitário guiados pelo jesuíta mexicano José Luis Serra, que propôs um itinerário teórico-prático à luz do método inaciano de discernimento , a fim de ajudar os participantes para se constituírem como um grupo de discernimento.

O encontro é presencial e virtual, conta com a participação ativa da Presidência do Celam, da Secretaria Geral e dos Centros Pastorais, representados pelos bispos coordenadores dos conselhos e pelos diretores de cada um.

A nova estrutura do Celam é composta pelo Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Programas e Redes de Ação Pastoral, Centro de Formação Bíblico-Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe (Cebitepal) e Centro de Comunicação.

Nos dias 20 e 21, haverá uma assembleia extraordinária para tratar das questões econômicas e da renovação dos estatutos do Celam.

(Com informações do Celam)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários