Conferência dos Religiosos do Paraguai promove formação de âmbito nacional

Em consonância com os apelos do Papa Francisco e da Igreja na região, e diante das condições impostas pela pandemia de COVID-19 para as atividades de evangelização, país sul-americano reúne religiosos, religiosas e sacerdotes para formação e reflexão

Imagem da semana de formação realizada em anos anteriores (foto: Conferepar)

Com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, a Conferência dos Religiosos do Paraguai (Conferepar) programou a tradicional semana de formação de seus membros, entre 13 e 15 de julho. O tema escolhido foi “Ouvir o processo da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”.

Os principais eixos desta 62ª edição da semana formativa foram os seguintes: colocar em perspectiva a situação sanitária nacional (dimensão sanitária, econômica, política e eclesial); a animação da escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe; a carta pastoral dos Bispos do Paraguai sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu.

Além disso, sacerdotes de todo o país se encontrarão, de forma virtual, de 19 a 22 de julho, para os tradicionais “dias nacionais” de formação e encontro.

Na segunda-feira, 19, farão uma análise da condição nacional, da situação econômica e seu impacto na sociedade, no contexto da pandemia. Em seguida, farão trabalho em grupo para discernir e discutir as questões. Na terça-feira, 20, o tema será “a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu”, em que o secretário executivo do clero, Padre Gustavo Benítez, apresentará um resumo da situação sociopolítica do país. Na quarta-feira, 21, e na quinta-feira, 22, serão abordadas questões relativas à educação permanente e aos constantes desafios da evangelização.

Segundo o último Anuário Estatístico da Igreja, o Paraguai tem 418 sacerdotes diocesanos e 478 religiosos, 1.164 religiosos e 315 religiosos não sacerdotes. A população é de 7.153.000 habitantes, dos quais 6.766.000 são católicos.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários