Ditadura de Daniel Ortega manda para o exílio o presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua

A imprensa nicaraguense noticiou que o presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), Dom Enrique Herrera Gutiérrez, foi enviado pelo governo nicaraguense para o exílio na Guatemala, na quarta-feira, 13.

Crédito: Conferência Episcopal da Nicarágua

Dom Enrique Herrera tem 75 anos de idade e é Bispo da Diocese de Jinotega. Ele é o terceiro bispo nicaraguense expulso do país pelo regime do ditador Daniel Ortega. Anteriormente, já haviam sido exilados Dom Rolando José Álvarez Lagos, Bispo da Diocese de Matagalpa; e Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, da Diocese de Siuna.

PERSEGUIÇÃO

No domingo, 10 de novembro, durante a missa vespertina na Catedral São João Batista, Dom Enrique Herrera expressou seu descontentamento com os constantes eventos barulhentos organizados pela prefeitura, que interrompem as celebrações litúrgicas.

Suas palavras, durante o ato penitencial, foram: “É um sacrilégio o que estão fazendo o prefeito e todas as autoridades municipais… pedimos perdão a Deus por eles e por nós”.

Na quarta-feira, antes do exílio do Bispo, a página oficial da Diocese de Jinotega no Facebook foi desativada. Essa rede social era usada pela Diocese para transmitir ao vivo as missas dominicais, as adorações eucarísticas das quintas-feiras e outros eventos religiosos, principalmente os presididos por Dom Herrera.

Segundo a imprensa local, entre outras medidas contra a Igreja Católica, está a proibição de entrada de sacerdotes em hospitais públicos para administrar a unção dos enfermos. Embora não haja nenhum documento oficial, os meios de comunicação informam que essa medida colocou em desespero familiares e doentes.

SOLIDARIEDADE

O Papa Francisco expressou em várias ocasiões sua proximidade com a Igreja na Nicarágua, convidando a rezar pelo povo deste país centro-americano.

Na oração do Angelus de 25 de agosto, por exemplo, o Pontífice encorajou os nicaraguenses “a renovar esperança em Jesus. Lembrem-se de que o Espírito Santo sempre guia a história em direção a projetos mais elevados. Que a Virgem Imaculada os proteja nos momentos de provação e os faça sentir a sua ternura maternal. Que Nossa Senhora acompanhe o amado povo da Nicarágua”.

Em nota endereçada ao Cardeal Leopoldo José Brenes Solórzano, Arcebispo de Managua e Vice-presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam) manifestou acompanhar com dor “os acontecimentos que afligem a Igreja peregrina na Nicarágua e especialmente a situação que estão atravessando vários bispos e suas dioceses”.

Ao comentar sobre o exílio de Dom Enrique Herrera, a presidência do Celam expressa solidariedade com o Bispo e orações para que a situação se resolva o quanto antes e que ele possa regressar à Nicarágua.

“Acompanhamos o caminho da Igreja nicaraguense e lhes expressamos novamente nossa proximidade e disponibilidade fraterna para com todos os bispos e o Santo Povo Fiel de Deus que, com a fortaleza da fé, são testemunhas da fidelidade do Senhor que brilha para todo o continente”, escrevem os bispos, desejando, por fim, a intercessão da Virgem Maria junto a Deus por todos os nicaraguenses.

(Com informações de Vatican News e ADN Celam)

Deixe um comentário