Em assembleia geral, é eleita a presidência do Celam para o período 2023-2027

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB, presidirá o Conselho Episcopal

Celam

O Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) esteve reunido em sua 39ª assembleia geral ordinária, em Aguadilla, Porto Rico, entre os dias 16 e 20, para “discernimento, análise, deliberação e definição de horizontes pastorais no marco do caminho sinodal que o Papa Francisco continua a nos convidar a percorrer e que inspira nossos projetos e sonhos”, conforme consta na mensagem conclusiva da assembleia.

Foi um momento no qual os prelados reconheceram “as fraquezas que nos impediram de fazer um serviço mais profundo para acompanhar os membros da nossa Igreja que se distanciaram ou experimentaram uma perda de sentido e aqueles que foram abandonados ou não foram ouvidos”, mas que também assumiram o propósito “de responder mais fielmente àqueles que sofrem condições de exclusão”, e de ser uma voz firme “que responda aos processos democráticos que se fragilizam, bem como recordar aos governos a sua vocação e compromisso prioritários de justiça e atenção aos mais pobres, incluindo os migrantes. Sentimo-nos chamados a nos posicionar contra a polarização e a imposição de ideologias que desintegram nossas sociedades. E, finalmente, prestamos atenção aos muitos gritos que nos interpelam e nos chamam a não desistir de seguir Jesus, do anúncio do Evangelho da esperança e do serviço ao santo povo fiel de Deus”.

A assembleia reuniu prelados, presidentes e secretários-gerais convidados das 22 conferências episcopais da região. Também participou Dom Robert Prevost, Prefeito do Dicastério para os Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina, e foi lida uma mensagem do Papa Francisco no início dos trabalhos.

NOVA PRESIDÊNCIA

Durante a assembleia, houve a eleição dos membros da presidência do Celam para o quadriênio 2023-2027.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irá presidir o Celam neste período. Em entrevista ao Vatican News, ele disse assumir a função “em espírito de obediência, mas também orientado pela fé”; e lembrou que o organismo, como um conselho episcopal, “tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente latino-americano e caribenho”.

Como 1° Vice-presidente foi eleito o bispo venezuelano Dom José Luis Azuaje Ayala, Arcebispo de Maracaibo. Ele atuará na função até então exercida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

O 2° Vice-presidente eleito é Dom José Domingo Ulloa, panamenho, Arcebispo do Panamá. A presidência do Conselho de Assuntos Econômicos caberá ao bispo dominicano Dom Santiago Rodríguez; e o secretário-geral será o prelado peruano Dom Lizardo Estrada.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA ESTE QUADRIÊNIO

Ao longo da assembleia geral, houve consenso entre os participantes de que não se deve voltar atrás no processo de renovação e reestruturação do Celam, iniciado no último quadriênio, em uma dinâmica marcada pela eclesialidade, colegialidade e sinodalidade, à luz das reflexões da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe e do Sínodo sobre a sinodalidade.

Entre as várias propostas, destacaram-se a necessidade de formação na espiritualidade da sinodalidade; o compromisso com as pequenas comunidades; a necessidade de a nova presidência visitar as conferências episcopais para ouvir os bispos; e de que mais pessoas conheçam a Doutrina Social da Igreja.

BALANÇO DA GESTÃO ANTERIOR

Fazendo um balanço das atividades realizadas pelo Celam no quadriênio 2019-2023, Dom Miguel Cabrejos, Arcebispo de Trujillo, no Peru, e Presidente do Celam nesse período, destacou que se buscou fixar bases sólidas para uma proteção pastoral a toda a América Latina e Caribe.

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, que atuou como 1° Vice-presidente nesse período, assegurou que houve uma valorosa experiência de compartilhar as riquezas da Igreja na América Latina e no Caribe. Referindo-se ao processo de renovação e reestruturação do Celam, pedido na 38ª assembleia geral, em 2019, ele recordou o esforço feito para aprimorar as ações do conselho episcopal, com iniciativas como a reforma dos estatutos e a construção da nova sede.

Dom Odilo enalteceu a vivacidade da Igreja no continente, mesmo perante as dificuldades encontradas, lembrou o permanente chamado à missionariedade e o senso de comunhão eclesial: “Todos somos membros de uma única família de Deus e temos o desafio de caminhar juntos, como nos pede o Papa Francisco, caminhar em sinodalidade”.