No Quênia, Governo decreta feriado nacional para estimular a população a plantar árvores

Pexels

A fim de combater as mudanças climáticas, o Quênia decretou um fe­riado nacional, no dia 13 para encora­jar o plantio de 100 milhões de árvo­res. Com uma população de cerca de 50 milhões de pessoas, cada queniano está sendo incentivado a plantar pelo menos duas mudas para atingir a meta.

O objetivo do governo é que 15 bilhões de árvores sejam plantadas em dez anos e o feriado permite que “todos os quenianos possam partici­par da iniciativa”, segundo a ministra do Meio Ambiente, Soipan Tuya.

O governo, além de disponibilizar cerca de 150 milhões de mudas em viveiros públicos, que são fornecidas gratuitamente nos centros de agên­cias florestais para serem plantadas em áreas públicas designadas, tam­bém incentiva a população a comprar pelo menos duas mudas e a plantá-las em suas próprias casas.

O presidente do Quênia, William Ruto, participou da iniciativa plan­tando uma muda em Makueni, no leste do país, enquanto ministros de seu gabinete foram enviados a outras regiões ao lado de governadores de províncias e demais autoridades.

Segundo o ministério do Meio Ambiente, o plantio de árvores será monitorado por meio de um aplica­tivo na internet chamado Jaza Miti, permitindo que indivíduos e orga­nizações registrem suas atividades, incluindo a espécie da planta, a quan­tidade de mudas e a data em que foi plantada, além de ajudar as pessoas a escolher espécies apropriadas confor­me o local de plantio.

Soipan Tuya afirmou ainda que a iniciativa vai continuar mesmo de­pois do feriado especial e espera que 500 milhões de árvores sejam planta­das até o final da estação chuvosa, em dezembro.

Fonte: BCC Brasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários