Igreja latino-americana e caribenha homenageia o Papa Francisco

Pontífice, nascido na Argentina, foi eleito à Cátedra de Pedro, em conclave há dez anos, em 13 de março de 2013

O Conselho Episcopal Latino-americano e caribenho (Celam) homenageou o Papa Francisco por seus 10 anos de pontificado. Trata-se do 266º pontífice da história da Igreja e do primeiro sucessor latino-americano de Pedro.

“Desde então, ele nos inspira com seu ensinamento e testemunho nestes 10 anos como pastor que vai à frente, no meio e atrás de seu rebanho, de fato, seu primeiro gesto como bispo de Roma foi justamente pedir a bênção do povo”, diz o Centro de Comunicação do Celam, em uma publicação em seu site oficial.

A homenagem da Igreja latino-americana e caribenha foi gravada em vídeo e conta com a participação de representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Mulheres (CLAR), da Cáritas América Latina e Caribe, da Organização das Universidades Católicas da América Latina (ODUCAL), da Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), da Rede Ecológica Eclesial Mesoamericana (REMAM), da Rede Eclesial do Gran Chaco e do Aquífero Guaraní (REGCHAG) e da Rede Eclesial Latino-Americana e Caribenha de Migração, Deslocamento, Refúgio e Tráfico Humano (CLAMOR) .

OBRIGADO PAPA FRANCISCO

Papa na JMJ Rio 2013 (foto: L’Osservatore Romano)

No vídeo, monsenhor Miguel Cabrejos, presidente do Celam, expressou que a celebração destes 10 anos de pontificado é motivo de grande alegria para a Igreja do continente. Ele destacou que “o Papa Francisco nos inspirou a retomar Aparecida na primeira Assembleia Eclesial, que se tornou progressivamente uma escola de sinodalidade e referência para a Igreja Universal”.

Por sua vez, Irmã Gloria Liliana Franco, presidente da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), agradeceu nestes 10 anos aquelas palavras que “nos motivam a ser pelo Reino, a viver a centralidade de Jesus desde os valores do Evangelho e conscientes de que somos chamados a ser discípulos em missão. Agradecemos por nos encorajar a fazer a formação para sermos melhores testemunhas”.

TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO

Oscar Pérez, Secretário Geral da Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC), destacou as três inspirações do Papa para as escolas católicas na América: Cuidar da casa comum, viver como irmãos e irmãs e construir um mundo diferente.

Já a Irmã Ana Julia Suriel, da equipe gestora do CIEC no Caribe, comentou que o ensinamento do Papa Francisco inspirou nossa missão educativa a partir do Pacto Educacional Global, unindo esforços para uma educação mais humana e evangélica.

O engenheiro Rodolfo Gallo, presidente da Organização das Universidades Católicas da América Latina (Odical), destacou que “na Odical, o Papa Francisco nos inspirou a ter um olhar mais solidário e colaborativo ao percorrer este caminho de fraternidade universitária continental e consideramos que seu Olhar para o papel das universidades no mundo implica um forte lembrete sobre a visão e a missão de nossas instituições: educar é um ato de esperança”.

DE SUA AMADA AMAZÔNIA

Patricia Gualinga, líder indígena da equipe animadora da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), considera que nestes 10 anos “é o Papa quem mais claramente, através da encíclica Laudato Si’, promove o cuidado da terra e também envolve a visão dos povos indígenas” da Pala de Dios, portanto, é muito inspirador porque mesmo “mesmo quem não é católico se sente identificado com ela”.

O Irmão João Gutemberg, secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), destacou que a “relação que Francisco tem com a Amazônia é de verdadeira sincronia, porque quando iniciou seu pontificado, a Repam também germinou com suas primeiras ideias e terminou resolver no segundo ano de pontificado”. Assim, com as ações da Repam, outras redes estão se estabelecendo no continente e a grande convocação do Sínodo da Amazônia não foi apenas para esses territórios, mas para toda a humanidade.

A Irmã Luz Angélica Arenas, da equipe da Rede Ecológica Eclesial Mesoamericana (Remam), afirma que com os quatro sonhos da Amazônia “o Papa está nos conscientizando de que Deus tem um sonho; Não é apenas um sonho do Papa, mas através dele, o Espírito nos fala, que os seres humanos possam alcançar a salvação sempre relacionados com este belo planeta”.

Irmã Rosa Silvia Sidasmed, secretária adjunta da Rede Eclesial do Gran Chaco e do Aquífero Guaraní (REGCHAG), disse que celebrar estes 10 anos “é celebrar uma profunda inspiração para o bem viver, porque nesta casa há outra maneira de se mover comum, reconhecendo-se como irmãos e irmãs e também compartilhando os sonhos que Ele nos deu de viver em uma casa sinodal onde todos possamos encontrar um espaço para oferecer nossos dons.

Fontes: Celam e CNBB

ASSISTA O VÍDEO EM HOMENAGEM AO PAPA

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários