Igrejas Irmãs: inscrições abertas a profissionais de saúde atuarem no Barco Hospital Laguna Negra de maio a julho

CNBB

A Comunidade Epifania, em parceria com a arquidiocese de Vitória (ES) e a prelazia de Lábrea (AM), abriu inscrições para profissionais da saúde atuarem no Barco Hospital Laguna Negra 2024, a missão ocorre entre o período de maio a julho de 2024. Ação faz parte do projeto “Igrejas Irmãs”, criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no final do ano de 1972, e marcará os 50 anos de relação entre as duas igrejas particulares do Leste e do Noroeste do país.

A pouco mais de 1.600 km do Amapá, outra realidade missionária se faz presente na prelazia de Lábrea, que fica a 852 quilômetros de Manaus, no Amazonas, e que pertence ao regional Noroeste da CNBB. A Prelazia sobrevive exclusivamente com recursos de outras dioceses. É por meio do projeto Igrejas Irmãs que recebe missionários e ajuda da Espanha, da Alemanha, do Rio Grande do Sul, Vitória (ES) e de Ponta Grossa (PR).

Com uma extensão territorial de mais de 232 mil quilômetros (232.240,0Km2), quase o tamanho do estado de São Paulo, a Lábrea é composta por quatro paróquias: a catedral Nossa Senhora de Nazaré, onde mora o bispo, o espanhol dom Santiago Sánchez Sebastian, São João Batista (Canutama), Santo Agostinho (Pauini) e Santa Rita (Tapauá) e uma área missionária (entre Canutama e Tapauá).

O barco hospital “Laguna Negra”, necessita de profissionais de saúde voluntários para atuarem na região amazônica no próximo ano de 2024. O projeto desenvolvido desde 2007 pela Comunidade Epifania atende comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. O requisito é ter disponibilidade e formação em uma das especialidades necessárias: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em saúde bucal e outros.

De acordo com a missionária da comunidade Epifania, Eliana Machado, a comunidade organiza a coordenação da missão com apoio da arquidiocese de Vitória e da prelazia de Lábrea, por meio do Projeto Igreja-irmã, que realiza coletas para manutenção da viagem, com combustível e alimentação, mas a principal doação é de medicamentos. “No ano de 2023, realizamos aproximadamente 6 mil atendimentos à população ribeirinha e comunidades indígenas. Além de visitas missionárias, atividades pastorais e Celebrações Eucarísticas. Nosso desejo é sempre levar esperança, caridade e amor aos nossos irmãos e irmãs da nossa Igreja-irmã de Lábrea. Todos os anos contamos com os voluntários da saúde que fazem essa missão junto com a Igreja”, destaca.

Os profissionais de saúde interessados em participar, poderão se inscrever até o dia 31 de janeiro. Os interessados devem ser capazes de contribuir com consultas médicas com exame clínico, aferimento de pressão arterial, administração e fornecimento de medicamentos, tratamento odontológico (extrações, restaurações, profilaxia, consultas e palestras preventivas sobre higiene bucal), curativos e atendimentos emergenciais com administração de medicamento endovenoso e intramuscular.

Missão Barco Hospital Laguna Negra

Em 2007 a Comunidade Epifania iniciou uma missão na Prelazia de Lábrea com envio de quatro missionárias consagradas para auxílio na formação pastoral na Paróquia São João Batista no Município de Canutama.

Na trajetória da missão, o trabalho com a população ribeirinha tornou-se um desafio em meio à realidade precária das necessidades básicas humanas destes povos. E em janeiro 2007, ao realizar uma visita à Casa de Missão em Canutama, e deparando-se com este desafio, Doris Pereira de Almeida, fundadora da Comunidade, sentiu uma inspiração para iniciar um trabalho direcionado especificamente à população carente através de um Barco-Hospital que percorreria a calha do Rio Purus com a finalidade de levar atendimento médico e odontológico a essa comunidade.

A situação da saúde no local é alarmante. As sedes dos municípios dispõem de pequenos hospitais, que funcionam sem nenhuma estrutura. É fácil presenciar pessoas morrendo devido à picada de cobra por falta de soro antiofídico nos hospitais da região. As doenças tropicais, muito comuns nas enchentes e vazantes, fazem verdadeiros estragos, principalmente com as crianças.

Igrejas irmãs: arquidiocese de Vitória e prelazia de Lábrea

No início de 1972, a arquidiocese de Vitória assumiu o projeto com a Prelazia de Lábrea, como consta no Livro tombo daquela prelazia. Ou seja, neste ano de 2022 celebra-se 50 anos desta fraterna relação entre a prelazia de Lábrea e a arquidiocese de Vitória. Ao longo destes anos, aconteceram diversas visitas e diálogos entre os bispos anteriores das duas igrejas irmãs, bem como de mudanças na dinâmica do projeto visando ampliar e qualificar sua ação.

Para mais informações e inscrição:
Site da arquidiocese de Vitória  (aves.org.br)

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários