Nova Diocese de Weifang é criada na China

Kit Leong/Shutterstock

“Graças ao Senhor, tudo correu muito bem”! Esta foi a primeira reação de muitos fiéis católicos na diocese de Weifang, a nova Diocese erigida pelo Papa Francisco. Na segunda-feira, 29 de janeiro, Anthony Sun Wenjun foi consagrado Bispo da nova Diocese.

O Bispo de Linyi, John Fang Xingyao, presidiu a solene consagração, que foi concelebrada pelo Bispo de Zhoucun, Joseph Yang Yongqiang, e pelo Arcebispo de Jinang, Joseph Zhang Xianwang. O Bispo de Yanzhou, John Lu Peisen, e o Bispo de Qingdao, Thomas Chen Tianhao, também participaram da missa de consagração. Os cinco bispos lideram as dioceses da província de Shandong. 44 sacerdotes e mais de 330 religiosos e fiéis leigos também participaram da liturgia de consagração.

“No desejo de promover a pastoral do rebanho do Senhor e de atender mais eficazmente ao seu bem espiritual”, lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, “o Sumo Pontífice Francisco decidiu suprimir na China continental a Prefeitura Apostólica de Yiduxian, erigida em 16 de junho de 1931 pelo Papa Pio XI, isolando seu território do Vicariato Apostólico de Zhifu (hoje diocese de Yantai) e ao mesmo tempo erigindo a nova diocese de Weifang, sufragânea em Jinan, Província de Shandong, com sede episcopal na Igreja Catedral de Cristo Rei”. Neste contexto, “o Sumo Pontífice nomeou o Padre Anthony Sun Wenjun, Administrador Diocesano da mesma Circunscrição, como primeiro Bispo da nova Diocese”.

“No âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”, o Rev. Anthony Sun Wenjun foi nomeado “Bispo de Weifang, província de Shandong da China, pelo Santo Padre em 20 de abril de 2023 

Quem é o novo bispo 

Anthony Sun Wenjun é o segundo Bispo Católico ordenado na República Popular da China nos últimos cinco dias. Nasceu em novembro de 1970. Estudou no Seminário Sheshan de Xangai de 1989 a 1994. Foi ordenado sacerdote em 1995 na Catedral de Pequim. Em seguida, exerceu o serviço pastoral em Shandong de 2005 a 2007. Entre 2007 e 2008 permaneceu na Irlanda para continuar sua formação. Mais tarde, ele retornou a Weifang e continuou seu ministério aqui. 

A intensa vida eclesial da Diocese 

A história da Diocese de Weifang, que pertencia à antiga Prefeitura Apostólica de Yiduxian, está ligada à missão evangelizadora ali realizada pelos franciscanos franceses. A Diocese estava sem bispo (“sede vacante”) desde 2008.

Durante os anos de vacância da Sé Episcopal, a comunidade eclesial diocesana continuou a exprimir vivamente, num espírito de unidade, o seu seguimento de Cristo e a sua paixão pelo anúncio do Evangelho em comunhão com o Papa e a Igreja de Roma.

Durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, a comunidade se concentrou na leitura da Sagrada Escritura. Cursos bíblicos foram organizados ao longo do ano, frequentados por pessoas de todas as idades. Nesse Ano Jubilar também foram organizados “Concursos da Palavra de Deus” e “Concertos da Misericórdia”.

A Congregação feminina diocesana das Irmãs da Imaculada Conceição atua na Diocese e está muito presente na pastoral das paróquias e na promoção das obras sociais.Em 2005, alguns deles participaram no Encontro da Comissão Católica Chinesa para Obras de Caridade e Serviços Sociais, intitulado “Cuidar da Sociedade”. Naquela ocasião, Irmã Zong Huaiying destacou que apesar das dificuldades e da falta de recursos, ainda foi possível realizar um bom trabalho social “com a bênção de Deus”.  

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários