Papa Francisco se despede de Portugal agradecido por ‘calorosa acolhida e hospitalidade’

Papa se despede do presidente de Portugal (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco concluiu na tarde deste domingo, 6, a sua viagem apostólica a Portugal, para participar da 37ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Lisboa.

O Pontífice chegou à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, por volta das 17h50 (13h50 no Brasil), depois de se encontrar com cerca de 25 mil voluntários da JMJ no Passeio Marítimo Algés, em Oeiras.

Antes de embarcar no avião da TAP Air que o levou para a capital italiana, o Santo Padre teve alguns minutos de conversa privada com o presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, que esteve presente em todos os eventos públicos do Papa desde sua chegada, na quarta-feira, 2.

VEJA COMO FOI A COBERTURA ESPECIAL DO O SÃO PAULO NA JMJ LISBOA 2023

Após saudar as delegações e a Guarda de Honra presentes na pista de decolagem, Francisco embarcou na aeronave, que decolou às 18h20 (14h20 no Brasil).

Foram cinco dias intensos em Portugal, com um programa marcado por eventos institucionais com autoridades civis e religiosas, com destaque para os atos centrais da JMJ, evento que reuniu 1,5 milhão de pessoas. Na manhã sábado, 5, o Pontífice visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde rezou o Terço com jovens enfermos.

De acordo com o cronograma, o avião papal deve pousar por volta das 22h15 (17h15 no Brasil) no aeroporto de Roma-Fiumicino.

Telegrama

Imediatamente após a sua partida, o Papa, como de costume, enviou um telegrama ao chefe de Estado:

“No meu regresso a Roma, no final da minha viagem apostólica, desejo mais uma vez expressar o meu profundo agradecimento a Vossa Excelência e ao povo português pela calorosa acolhida e hospitalidade que recebi durante minha visita. Com a certeza renovada de minhas orações por todos vocês, invoco cordialmente as bênçãos de companheirismo, alegria e paz de Deus Todo-Poderoso sobre a nação”, escreveu.

Reprodução de Vatican Media

(Com informações de Vatican News)

Deixe um comentário