Quênia: diante do declínio global da fé, a esperança no trabalho realizado em solo africano

ACN Portugal

Dom Philip Anyolo, Arcebispo de Nairóbi, no Quênia, manifestou preocupação com o que descreveu ser o declínio global do espírito missionário. Em seu discurso de abertura no Simpósio Teológico, ele observou que a Igreja na Europa foi a mais afetada pela crise.

“O impulso missionário está em declínio em muitas partes do mundo, mesmo naquelas em que a fé cristã costumava dominar. Na Europa, outrora o epicentro dos esforços missionários católicos, a Igreja está em sério declínio”, frisou o Arcebispo.

Segundo Dom Philip, o consumismo, o individualismo, o secularismo e a mídia são os culpados pela queda no número de fiéis da Igreja.

A mídia secular bombardeia as pessoas com mensagens seculares críticas ao Cristianismo, propagando a falsa ideia de que a felicidade vem do sexo, do dinheiro e do poder; e que a vida é muito corrida para ter tempo para a religião, ressaltou o Prelado, acrescentando: “A África também é negativamente afetada por diferentes culturas, pela mídia secular e pela visão globalizada democrática do mundo”.

O Purpurado salientou que o povo de Deus na África deveria se perguntar como pode ajudar nos esforços missionários da Igreja global. E pediu às pessoas que examinem sua consciência: “Meu amor por Cristo e pelo mandato missionário esfriou com o tempo, ou continuo a olhar para o rosto do Senhor?”

Ele se referiu ao Papa Bento XVI na exortação apostólica Africae Munus: “Um tesouro precioso está presente na alma da África, na qual vislumbro um imenso “pulmão” espiritual para uma humanidade que se apresenta em crise de fé e de esperança, graças às extraordinárias riquezas humanas e espirituais dos seus filhos, das suas variadas culturas, do seu solo e subsolo com imensos recursos”.

Fonte: ACI África

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários