Religiosa católica é premiada por autoridades do Partido Comunista

Foto: Agência Fides

A freira católica Zheng Yueqin, da Diocese de Nanjing, na província chinesa de Jiangsu, recebeu o prêmio “Boa Pessoa de Nanjing”, concedido pelo Departamento de Propaganda do Comitê do Partido Comunista da cidade de Nanjing e pela Secretaria Municipal de Civilização aos cidadãos que se destacam pela contribuição à vida da comunidade. Irmã Yuequin é vice-presidente da Fundação Católica de Caridade de Nanjing e fundadora do centro de educação especial afilia­do à fundação.

As razões do prêmio se referem ao fato de a religiosa católica se ter dis­tinguido como um “modelo moral” e, com as iniciativas que tomou como resultado da sua vocação religiosa, ter “promovido e praticado ativamente os valores básicos da vida em sociedade, perseverança no apoio e proteção das pessoas com deficiência intelectual, faz o seu melhor para ajudá-las a viver num ambiente feliz e esforça-se por promover amorosamente a esperança nas pessoas com deficiência, contri­buindo com o seu trabalho cotidiano para a realização do sonho chinês do grande renascimento da nação”.

“O que me deixa feliz”, disse a Irmã Zheng na cerimônia de pre­miação, “é que os estudantes que vêm até nós não querem mais ir embora”. Hoje, o Centro para Deficientes, ge­rido pela Catholic Charities Founda­tion em Nanjing, tem três filiais nas quais são atendidos e apoiados 137 estudantes com deficiência intelec­tual, de desenvolvimento mental e autismo.

O trabalho do centro testemunha as melhorias que meninos e meninas com deficiência podem alcançar, gra­ças ao cuidado amoroso das irmãs e dos voluntários, mesmo nas atividades mais comuns da vida diária: histórias como as de Teresa Lin, a jovem de 26 anos com deficiência intelectual grave, que com o tempo aprendeu a comer e a vestir-se sozinha e a fazer pequenos trabalhos manuais, o que antes lhe era impossível. Aqueles cuja reabilitação foi melhorada no centro também têm a oportunidade de ingressar como es­tagiários para trabalhar numa fábrica para pessoas com deficiência, uma oportunidade que os ajuda a se torna­rem autossuficientes.

Em 2005, Irmã Zheng Yueqin fundou o “Centro de Educação Espe­cial Ark Nanjing” em nome da Dioce­se de Nanjing, que cuida de crianças com deficiência mental e autistas e acolhe quase 400 jovens. A instalação já recebeu diversos prêmios das auto­ridades. “Os meninos e meninas sen­tem que pertencem a este lugar. Há uma longa fila de pessoas que querem ser acolhidas em nosso centro”, disse a Freira na cerimônia de premiação.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários