Romênia institui o Dia Nacional da Consciência da Violência contra os Cristãos

Data escolhida é 16 de agosto. Objetivo é chamar a atenção para a dramática situação de perseguição dos cristãos pelo mundo

No mês de junho deste ano, o governo da Romênia aprovou uma lei designando o dia 16 de agosto como Dia Nacional da Consciência da Violência contra os Cristãos.

O embaixador romeno junto à Santa Sé, Liviu-Petru, disse, em entrevista a Rome Reports: “penso ser uma mensagem de fraternidade que concorda com a mensagem enviada pelo Santo Padre sobre a fraternidade humana. É uma mensagem sobre a necessidade de encontrar essa conexão que nos une, independentemente das crenças religiosas. Enquanto seres humanos, seres sociais, nós somos irmãos e irmãs”.

Esse dia também comemora o príncipe romeno Constantino Brancoveanu, um cristão que, junto a seus quatro filhos, foi martirizado por sua fé no dia 15 de agosto de 1714, em Constantinopla.

“O príncipe Brancoveanu foi também importante porque encorajou, pela primeira vez na história da cultura romena, a publicação de uma famosa Bíblia, a Bíblia de Bucareste, em 1688”, acrescentou Liviu-Petru.

O embaixador romeno junto a Santa Sé afirmou, ainda, que a Romênia é um país de tolerância, com 21 grupos religiosos que livremente cultivam sua fé. Trata-se, de fato, de uma condição privilegiada que nem todos os países possuem. Para percebê-la, basta ler sobre a crescente violência contra os cristãos pelo mundo.

“O dia fixado é 16 de agosto, e o objetivo é chamar a atenção para essa dramática situação do mundo moderno, essa ressurreição dos conflitos religiosos”, disse o embaixador.

A partir de agora, todo dia 16 de agosto, as construções mais importantes do País, inclusive o Parlamento em Bucareste, serão iluminadas.

Ontem foram  realizadas celebrações religiosas com o fim de incentivar a solidariedade e fraternidade com aqueles que enfrentam perseguições.

Fonte: Rome Reports

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários