Sínodo 2021-2024: Celam realiza a Assembleia Regional do Cone Sul

Celam

O Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam) promove até sexta-feira, 10, em Brasília (DF), a Assembleia Regional do Cone Sul da Etapa Continental do Sínodo 2021-2024, convocado pelo Papa Francisco, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Iniciada na segunda-feira, 6, a Assembleia Regional tem a participação de 186 representantes da Igreja Católica na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, entre os quais bispos, presbíteros, religiosas, religiosos e leigos agentes de pastoral. 

A metodologia adotada para a assembleia é a da “Conversa Espiritual”, com a escuta ativa e receptiva de cada participante, divididos em pequenos grupos, nos quais ocorrem partilhas e leituras orantes a partir do material que já foi produzido em etapas anteriores do Sínodo. 

Sinodalidade

O Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo César Costa, lembrou que todos os batizados são a Igreja e, assim, chamados a encontrar novos ministérios em prol da evangelização que respondam à vida concreta do povo e da própria Igreja. 

Dom Miguel Cabrejos, Presidente do Celam, recordando a eclesiologia do Concílio Vaticano II, ressaltou “a igualdade de todos por meio da dignidade batismal como critério estruturante para a configuração da identidade de todos os sujeitos eclesiais”, o que leva à corresponsabilidade de todos com a Igreja. 

Nessa perspectiva, o processo de escuta envolve também assumir uma dinâmica comunitária e espiritual, o sensos fidei fidelium, entendendo que “o depósito da fé está confiado à totalidade do Povo de Deus, que o conserva, professa e transmite”. Ele enfatizou que “a sinodalidade é uma dimensão constitutiva da Igreja” e que o conceito de sinodalidade é mais amplo que o de colegialidade, “porque inclui a participação de todos na Igreja e de todas as Igrejas”. 

A fase continental

A fase continental do Sínodo 2021-2024 começou em 27 de outubro de 2022 com a publicação do Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DEC). 

Depois, as conferências episcopais organizaram a uma nova síntese de cada país que foi a base para os diálogos nas assembleias da etapa continental, já realizadas nas regiões Centroamérica-México, Caribe e Bolivariana. Agora acontece a da Região Cone Sul. 

De 17 a 20 de março, em Bogotá, na Colômbia, ocorrerá uma reunião da equipe responsável pela fase continental com os delegados para a redação da Síntese Continental. Nos três dias seguintes, os secretários-gerais, de forma presencial, e os presidentes das conferências episcopais, de forma virtual, vão reler colegialmente a experiência sinodal vivida com base no seu carisma e responsabilidade específicos. A síntese final será enviada em 31 de março para a Secretaria Geral do Sínodo, a fim de que seja contemplada no Instrumentum Laboris da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá a sua primeira sessão em outubro deste ano e a segunda sessão em outubro de 2024.

Fontes: CNBB e Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários