Tudo pronto para os Dias nas Dioceses em Portugal que antecedem a JMJ

De Norte a Sul de Portugal, incluindo as ilhas, 17 Dioceses portuguesas estão prontas para o Dias nas Dioceses (DND), que acontecerão de 26 e 31 de julho, com vistas a integrar os peregrinos nas comunidades e paróquias espalhadas pelo país e dar-lhes a conhecer cada região e os seus costumes. 

JMJ Lisboa 2023

A Diocese mais a sul do país, Algarve, vai receber 2.733 peregrinos e irá dinamizar atividades baseadas nos cinco pilares dos DND: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio.

Entre elas destaca-se o concerto dos Gen Verde, no Estádio do Algarve, no dia 31 de julho. Portimão ainda vai receber, durante toda a semana, o festival anual da juventude “Welcome to Paradise”, promovido pela comunidade “Chemin Neuf”, na arena de Portimão.

A Diocese de Angra terá diversas atividades, algumas distribuídas pelas ilhas de São Miguel e Terceira, onde os peregrinos vão andar pelos trilhos à descoberta dos lugares mais emblemáticos, como a Furna do Enxofre e a Serra de Santa Bárbara.

Em Aveiro, os peregrinos vão ter a oportunidade de visitar os museus de Ílhavo, Aveiro e Águeda entre os dias 28 e 29 de julho. Na sexta-feira à noite, vão conviver todos numa festa cultural.  

A maior Diocese do país, Beja, realizará uma caminhada para sexta-feira, dia 28, na praia dos Cinco Reis. Esta atividade prolonga-se até mais tarde para a procissão de velas, a começar no Seminário e a terminar na Sé de Beja. No domingo, depois de um dia lúdico cheio de atividades na piscina e no pavilhão da cidade, o dia termina com uma festa no Castelo. 

A Diocese de Braga recebe jovens de 26 países para dias repletos de “amor e centrados em Jesus Cristo”, como contou o Arcebispo da Arquidiocese, Dom José Cordeiro. O grande momento da semana é a Missa de Envio, dia 30 de julho, às 17h, em que todos os peregrinos se vão reunir com mais de 50 padres, na Avenida Central.

No Nordeste Transmontano,a Diocese de Bragança-Miranda, no dia 27, terá uma peregrinação ao Santuário Mariano e uma ação de voluntariado relativamente ao cuidado com a nossa Casa Comum. O dia seguinte será dedicado ao voluntariado nas aldeias e, no dia 29, será feito um roteiro cultural pela comunidade.

O “For God Shake Festival” na Praça da Canção (Parque Alma Mater) é a atividade cultural que Coimbra tem preparada. O festival, no dia 29, conta com a atuação do Padre João Paulo Vaz, o autor da letra do Hino da JMJ Lisboa 2023, e a Banda JM. No Mosteiro de Santa Clara Velha há um espaço de oração e reconciliação pronto a receber todos. 

A atividade de destaque de Évora é a “missão ambiental” organizada para o dia 29 na Praia da Comporta, em Alcácer do Sal, com a participação do Arcebispo de Paris e de 2.500 peregrinos do Caminho Neocatecumenal. Na sexta-feira à noite, todos os Comitês Organizadores Paroquiais (COP) têm organizada uma Festa da Juventude.

Funchal vai acolher 564 jovens num programa espalhado por dez núcleos, com atividades entre a serra e o mar, intervenção social e visitas a lares, ajuda na reconstrução de paredes e casas, além de momentos nas comunidades e espaços de oração. 

Já na Diocese de Guarda, está preparada uma festa, na Torre da Serra da Estrela, dia 30. A “Festa das Nações” começa às 16h e conta com atuações típicas dos países dos diversos grupos de peregrinos, além do concerto da Banda Jota, às 18h. 

A Diocese de Lamego procura que a estadia de cada peregrino seja o mais personalizada possível, proporcionando uma aproximação entre a família de acolhimento, a realidade local e o jovem peregrino. Tem também preparado para o dia 29 de julho uma Peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Lapa e, para dia 31, uma Celebração de Envio. 

Os Dias na Diocese de Leiria – Fátima vão ser marcados pelo “Leiria Faith n’ Fun”, no dia 29, que contará com vários eventos artísticos, lúdicos, culturais e espirituais, que procuram promover o encontro de várias nacionalidades, idades e culturas, tendo como centro a fé. 

Portalegre – Castelo Branco vai fazer com os jovens com uma peregrinação a Fátima, sexta-feira, dia 28 de julho. No domingo, vão até à Acqua Polis para uma manhã de animação que termina com um almoço e a Missa de Envio. 

O Porto tem planeado um cartaz cheio de música portuguesa para receber os vários jovens prontos para celebrarem a alegria e a fé com os nortenhos. São quatro dias repletos de música que contam com nomes como Carolina de Deus (dia 26), Karetus (dia 27), Mundo Segundo (dia 28),”Follow Him”, “The Sun” e Áurea no último dia, 29 de julho.  

Viana do Castelo, a Diocese Minhota, no âmbito do pilar Descoberta, tem como principal atividade uma peregrinação dos Caminhos de Santiago, dia 27 de julho. Já dia 29 de julho, há um encontro preparado na ExpoLima com um Campo Vocacional e uma Festa da Juventude. 

Vila Real, no dia 28 de julho, prepara um grande almoço na Praça do Município, seguida de uma Mostra Cultural e Folclórica em diversos pontos da cidade e propostas espirituais nos Espaços Religiosos.  

Viseu fará um arraial, em Satão, para o dia 28 de julho. Uma festa com o objetivo de acolher os peregrinos e para apresentar-lhes a cultura e os costumes e dar-lhes a conhecer as famílias de acolhimento e os jovens da região. Já no dia 30 de julho há a Celebração de Envio, no largo da Feira de São Mateus.

Fonte: https://www.lisboa2023.org

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
João Joanaca
João Joanaca
8 meses atrás

É realmente muito triste ver jovens se deixando levar por esse falsa agenda de ecumenismo, wooke, dentre outras ideologias satânicas disfarçadas que a igreja deixou que se infiltrassem dentro dela.
Infelizmente as profecias de Cristo se cumprem de tempos em tempos e as revelações de Maria Santíssima neste último século tem nos alertado para o que há de acontecer na humanidade.
Essas coisas por vezes Deus Pai permite que aconteça para que a humanidade entenda que quem é dono deste mundo é Deus e não os seres humanos.
Intensifiquemos nossas orações cada vez mais como Maria nos disse em todas suas aparições.
Que nossa juventude seja guiada tão somente pelo Espírito Santo, pela intercessão da bem aventurada Virgem Maria. Amém.