Confira nossa versão impressa

Capela da Santa Casa de Misericórdia: inserida na vida de profissionais de saúde e pacientes

O SÃO PAULO dá sequência à série de reportagens sobre as capelas em unidades hospitalares da capital paulista

Capela da Santa Casa de Misericórdia: inserida na vida de profissionais de saúde e pacientes
Missa com profissionais médicos na Capela da Santa Casa de Misericórdia (celebração realizada antes da pandemia de COVID-19)

A Capela de Nossa Senhora da Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, construída entre 1900 e 1901, é um marco histórico e arquitetônico da capital paulista, e referência de fé no entorno do bairro de Santa Cecília.

Localizado no centro do complexo hospitalar, o templo tem a rotina semelhante à de uma comunidade paroquial, com missas em dias da semana, às 12h; aos sábados, às 16h; e aos domingos, às 10h, além de batizados e até casamentos.

O Capelão, Padre Tiago Gurgel, enfatizou à reportagem que há um esforço pastoral para que a Capela seja uma presença ativa no complexo da Santa Casa, estando sempre de portas abertas e inserida na vida dos profissionais e pacientes.

Atividades pastorais

Além da celebração dos sacramentos, são realizadas atividades de formação catequética e espiritual, como a preparação de um grupo de profissionais da Santa Casa para receber os sacramentos da iniciação cristã. Também há grupos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento; e um grupo que reúne mães cujos filhos estão internados na UTI Neonatal em situação grave, para rezar e encontrar conforto espiritual.

Existe, ainda, um grupo formado por médicos e profissionais da saúde católicos que estuda documentos da Igreja a respeito de temas relacionados à sua área de atuação, com destaque para a Carta Samaritanus bonus, sobre os cuidados das pessoas nas fases críticas e terminais da vida, publicada pela Congregação da Doutrina da Fé, em julho.

Participação

A Capela também se insere em iniciativas como a Semana Internacional do Aleitamento Materno, que costuma ser aberta ou encerrada com uma missa, e campanhas de combate ao câncer, como o Outubro Rosa. O templo acolhe ainda as missas de formatura de estudantes de Enfermagem e de Medicina.

Anualmente, sempre com a participação dos alunos do 1º ano do curso de Medicina, há uma missa na qual se reza pela intenção dos falecidos cujos corpos foram doados para pesquisas científicas e para as disciplinas de anatomia.

Padre Tiago, que exerceu a Medicina antes de ser ordenado sacerdote, explicou que essa celebração tem o objetivo de conscientizar os estudantes a respeito do valor e da dignidade do corpo humano, templo do Espírito Santo, e todo o respeito que deve ser dado à natureza humana na perspectiva da fé.

Pastoral Hospitalar

O Capelão também conta com o auxílio do Padre Amado Lopes de Carvalho e do Diácono Permanente João Carlos Franco de Barros Fornari, que, além das atividades da Capela, realizam visitas aos leitos e setores hospitalares, para orações, bênçãos e atendimento sacramental, assim como de atividades formativas da instituição.

Recentemente, foi adquirido um telefone celular para a capelania, a fim de que, por meio do WhatsApp, haja um canal direto de comunicação com os profissionais do hospital. “Muitos médicos entram em contato conosco para pedir a nossa presença e atendimento aos seus pacientes. Essa proximidade fez com que fosse estabelecida uma relação de confiança”, destacou Padre Tiago.

Como a Capela está localizada na área externa do complexo da Santa Casa, as celebrações e atividades presenciais continuam mantidas mesmo durante a pandemia, seguindo todos os protocolos recomendados para este período.

VEJA NESTA SÉRIE DE REPORTAGENS

Capela do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Capela do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Leia amanhã a última reportagem da série, sobre a Capela do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Papa Francisco aos jovens: ‘Não fiquem fora de onde se produz o presente e o futuro!’

Em mensagem aos participantes de ‘Economia de Francisco’, o Papa defende uma nova abordagem econômica que inclua os pobres “Ou vocês se envolvem ou a...

Newsletter