Dom Devair Araújo da Fonseca é nomeado Bispo de Piracicaba (SP)

Dom Devair Araújo da Fonseca é nomeado Bispo de Piracicaba (SP)
Dom Devair Araújo, nomeado Bispo de Piracicaba (Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Fernando Mason, OFM, ao governo pastoral da Diocese de Piracicaba (SP) e nomeou na manhã desta quarta-feira, 11, como novo Bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Titular de Uzali.

Em janeiro de 2020, Dom Fernando completou 75 anos, atingindo a idade na qual a Igreja pede que um bispo apresente renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

A posse de Dom Devair como Bispo de Piracicaba está marcada para 16 de janeiro de 2021, em local ainda a ser anunciado.

‘Ele nos envia e aponta os caminhos’

Em carta a Dom Fernando, ao clero, seminaristas, religiosos e fiéis na Diocese de Piracicaba, Dom Devair disse receber como graça de Deus a nova missão que lhe foi confiada. “Na Igreja e em nossa vida pessoal, a primeira iniciativa, o protagonismo, é sempre de Deus, pelo Espírito. Ele nos envia e aponta os caminhos a serem percorridos. A santidade é um caminho comum, que fazemos juntos, como comunidade que reza e trabalha. O mistério pascal de Cristo está no centro de toda a nossa ação evangelizadora e pastoral”, afirmou.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA À DIOCESE DE PIRACICABA

“Vamos caminhar juntos e continuar a trabalhar pelo Reino, servindo aos irmãos, sobretudo os mais necessitados e sofridos. Vamos continuar a testemunhar nossa fé, como Igreja em saída, respondendo aos novos desafios. Assim, animados pela mesma fé, esperança e caridade, vamos em frente, no certame que nos é proposto”, escreveu o Bispo nomeado em outro trecho da carta.

Gratidão à Arquidiocese de São Paulo

Em mensagem a Dom Devair, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, agradeceu por sua dedicação à Igreja em São Paulo como Bispo Auxiliar desde 2015, em especial como Vigário Episcopal na Região Brasilândia e no Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE DOM ODILO A DOM DEVAIR

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Dom Devair disse que ao longo destes cinco anos a dinâmica da capital paulista o ajudou a compreender a realidade da Igreja em São Paulo. “Foi um tempo de muito conhecimento e muita alegria também, pois nós bispos, aqui em São Paulo, temos a oportunidade de nos encontrarmos sempre, de ter uma convivência fraterna nas atividades e tarefas que nos são confiadas. Agradeço muito a Deus pelo convívio e pela acolhida que tive, inclusive recebi o Título de Cidadão Paulistano em 2019. Realmente, me sinto parte da cidade São Paulo, a levo no coração, assim como a Arquidiocese e as pessoas com as quais aqui convivi”, afirmou o Prelado, que também participou das atividades do sínodo arquidiocesano.

Em mensagem ao clero e leigos da Região Brasilândia, o Bispo manifestou ser grato a Deus pelo tempo convivido e os laços de amizade estabelecidos: “Foram tantos momentos celebrativos, de formação e encontro, de partilha e, algumas vezes, também de lágrimas. Mas tudo valeu a pena, pois só é possível ter saudade daquilo que nos marca. Levo comigo muitas marcas, muitas histórias e lembranças. A Brasilândia é parte da minha história”.

LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM À REGIÃO BRASILÂNDIA

Como Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, Dom Devair coordenou a integração física das redações da rádio 9 de Julho, da qual é Diretor-Geral, e do jornal O SÃO PAULO, no bairro da Freguesia do Ó, lançou o site do semanário arquidiocesano, no ano de 2017, incentivou o maior dinamismo das ações da Pastoral da Comunicação e aprimorou o relacionamento da Arquidiocese com a imprensa.

“No Vicariato da Comunicação, aprendi a conhecer mais a importância da comunicação, sobretudo aquela voltada à dinâmica pastoral. Tive contato mais aprofundado com as redes sociais, com o jornal O SÃO PAULO e com a rádio 9 de Julho. Sinto-me feliz por ter feito parte desta história. Especialmente no tempo da pandemia, tivemos a visão mais clara sobre como cresceu a comunicação nas paróquias e entre os agentes de pastoral e como é importante este Vicariato para a ação pastoral em uma cidade tão grande como São Paulo”.

Biografia e serviços à Igreja

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1o de fevereiro de 1968. Ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio, na mesma cidade, em 1992. Após cursar Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 1998.

O Bispo também é graduado em Processamento de Dados, pela Universidade de Franca (1987-1991); mestre em Teologia Dogmática,  pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); e tem curso de especialização para Formadores nos Seminários, na Faculdade Dehoniana de Taubaté (2007-2008).

Na Diocese de Franca, entre outras atribuições, foi Capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam; Vigário Paroquial nas Paróquias Santana, Menino Jesus e São Benedito; Pároco nas Paróquias São Crispim e São José; Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio; Vice-Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo; e Coordenador Diocesano de Pastoral (de 2011 a 2014). Foi ainda Presidente e Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Regional Sul 1 da CNBB.

Em 10 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Devair como Bispo Titular de Uzalie Auxiliar de São Paulo. A ordenação episcopal ocorreu em 1o de fevereiro de 2015, na Diocese de Franca, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

A Diocese de Piracicaba

Dom Devair será o 6o bispo diocesano de Piracicaba, sucedendo a Dom Fernando Mason, que está à frente desta Igreja particular desde 24 de julho de 2005.

A Diocese foi criada pelo Papa Pio XII, em 26 de fevereiro de 1944, por meio da bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, e instalada solenemente em 11 de junho do mesmo ano. Atualmente, é parte da Província Eclesiástica de Campinas.

A área de abrangência da Diocese é de 4.662,417 Km², com uma população estimada de 1 milhão de habitantes, em 15 municípios: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d´Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A Diocese de Piracicaba é dividida em sete regiões pastorais e compreende 68 paróquias, uma quase-paróquia, dois santuários marianos, três seminários diocesanos e uma capelania. O clero é composto por 74 padres diocesanos, 57 padres religiosos e 48 diáconos permanentes. Também há 12 congregações religiosas masculinas e 11 femininas.

(Com informações do site ArquiSP e Diocese de Piracicaba)

Notícias relacionadas

Comentários

  1. A região de Piracicaba, com certeza vai ganhar muito com um hoem de muita sabedoria e simples, que Deus o ilumine Dom Devair nessa nova jornada!

  2. Dom Devanir seja bem vindo! Que seu trabalho seja abençoado. E, a exemplo do Mestre Jesus venha, de fato, para unir e valorizar os abatidos e injustiçados, dentro e fora, desta comunidade diocesana que agora está sob sua responsabilidade.

  3. QUE DEUS OS ANIME E FORTALEÇA NA SUA NOVA CAMINHADA E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA O CUBRA CIM SEU MANTO SEMPRE …SEJA MUITO FELIZ DOM DEVAIR ARAUJO …forte abraço .

  4. Desejo que D. Devanir continue sempre determinado em suas decisões. Que o Espírito Santo esteja sempre presente em sua vida eclesial mostrando o caminho a ser seguido e guiando seus passos. Que a cidade de Piracicaba o receba com muita alegria e muito amor. Que Deus o abençoe em sua nova jornada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter