Confira nossa versão impressa

Dom Devair Araújo da Fonseca é nomeado Bispo de Piracicaba (SP)

Dom Devair Araújo da Fonseca é nomeado Bispo de Piracicaba (SP)
Dom Devair Araújo, nomeado Bispo de Piracicaba (Foto: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Fernando Mason, OFM, ao governo pastoral da Diocese de Piracicaba (SP) e nomeou na manhã desta quarta-feira, 11, como novo Bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Titular de Uzali.

Em janeiro de 2020, Dom Fernando completou 75 anos, atingindo a idade na qual a Igreja pede que um bispo apresente renúncia, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

A posse de Dom Devair como Bispo de Piracicaba está marcada para 16 de janeiro de 2021, em local ainda a ser anunciado.

‘Ele nos envia e aponta os caminhos’

Em carta a Dom Fernando, ao clero, seminaristas, religiosos e fiéis na Diocese de Piracicaba, Dom Devair disse receber como graça de Deus a nova missão que lhe foi confiada. “Na Igreja e em nossa vida pessoal, a primeira iniciativa, o protagonismo, é sempre de Deus, pelo Espírito. Ele nos envia e aponta os caminhos a serem percorridos. A santidade é um caminho comum, que fazemos juntos, como comunidade que reza e trabalha. O mistério pascal de Cristo está no centro de toda a nossa ação evangelizadora e pastoral”, afirmou.

LEIA A ÍNTEGRA DA CARTA À DIOCESE DE PIRACICABA

“Vamos caminhar juntos e continuar a trabalhar pelo Reino, servindo aos irmãos, sobretudo os mais necessitados e sofridos. Vamos continuar a testemunhar nossa fé, como Igreja em saída, respondendo aos novos desafios. Assim, animados pela mesma fé, esperança e caridade, vamos em frente, no certame que nos é proposto”, escreveu o Bispo nomeado em outro trecho da carta.

Gratidão à Arquidiocese de São Paulo

Em mensagem a Dom Devair, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, agradeceu por sua dedicação à Igreja em São Paulo como Bispo Auxiliar desde 2015, em especial como Vigário Episcopal na Região Brasilândia e no Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação.

LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE DOM ODILO A DOM DEVAIR

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Dom Devair disse que ao longo destes cinco anos a dinâmica da capital paulista o ajudou a compreender a realidade da Igreja em São Paulo. “Foi um tempo de muito conhecimento e muita alegria também, pois nós bispos, aqui em São Paulo, temos a oportunidade de nos encontrarmos sempre, de ter uma convivência fraterna nas atividades e tarefas que nos são confiadas. Agradeço muito a Deus pelo convívio e pela acolhida que tive, inclusive recebi o Título de Cidadão Paulistano em 2019. Realmente, me sinto parte da cidade São Paulo, a levo no coração, assim como a Arquidiocese e as pessoas com as quais aqui convivi”, afirmou o Prelado, que também participou das atividades do sínodo arquidiocesano.

Em mensagem ao clero e leigos da Região Brasilândia, o Bispo manifestou ser grato a Deus pelo tempo convivido e os laços de amizade estabelecidos: “Foram tantos momentos celebrativos, de formação e encontro, de partilha e, algumas vezes, também de lágrimas. Mas tudo valeu a pena, pois só é possível ter saudade daquilo que nos marca. Levo comigo muitas marcas, muitas histórias e lembranças. A Brasilândia é parte da minha história”.

LEIA A ÍNTEGRA DA MENSAGEM À REGIÃO BRASILÂNDIA

Como Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, Dom Devair coordenou a integração física das redações da rádio 9 de Julho, da qual é Diretor-Geral, e do jornal O SÃO PAULO, no bairro da Freguesia do Ó, lançou o site do semanário arquidiocesano, no ano de 2017, incentivou o maior dinamismo das ações da Pastoral da Comunicação e aprimorou o relacionamento da Arquidiocese com a imprensa.

“No Vicariato da Comunicação, aprendi a conhecer mais a importância da comunicação, sobretudo aquela voltada à dinâmica pastoral. Tive contato mais aprofundado com as redes sociais, com o jornal O SÃO PAULO e com a rádio 9 de Julho. Sinto-me feliz por ter feito parte desta história. Especialmente no tempo da pandemia, tivemos a visão mais clara sobre como cresceu a comunicação nas paróquias e entre os agentes de pastoral e como é importante este Vicariato para a ação pastoral em uma cidade tão grande como São Paulo”.

Biografia e serviços à Igreja

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1o de fevereiro de 1968. Ingressou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio, na mesma cidade, em 1992. Após cursar Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 1998.

O Bispo também é graduado em Processamento de Dados, pela Universidade de Franca (1987-1991); mestre em Teologia Dogmática,  pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); e tem curso de especialização para Formadores nos Seminários, na Faculdade Dehoniana de Taubaté (2007-2008).

Na Diocese de Franca, entre outras atribuições, foi Capelão do Carmelo Santa Teresa e Beata Miriam; Vigário Paroquial nas Paróquias Santana, Menino Jesus e São Benedito; Pároco nas Paróquias São Crispim e São José; Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio; Vice-Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Carmo; e Coordenador Diocesano de Pastoral (de 2011 a 2014). Foi ainda Presidente e Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Regional Sul 1 da CNBB.

Em 10 de dezembro de 2014, o Papa Francisco nomeou Dom Devair como Bispo Titular de Uzali e Auxiliar de São Paulo. A ordenação episcopal ocorreu em 1o de fevereiro de 2015, na Diocese de Franca, pela imposição das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

A Diocese de Piracicaba

Dom Devair será o 6o bispo diocesano de Piracicaba, sucedendo a Dom Fernando Mason, que está à frente desta Igreja particular desde 24 de julho de 2005.

A Diocese foi criada pelo Papa Pio XII, em 26 de fevereiro de 1944, por meio da bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, e instalada solenemente em 11 de junho do mesmo ano. Atualmente, é parte da Província Eclesiástica de Campinas.

A área de abrangência da Diocese é de 4.662,417 Km², com uma população estimada de 1 milhão de habitantes, em 15 municípios: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d´Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A Diocese de Piracicaba é dividida em sete regiões pastorais e compreende 68 paróquias, uma quase-paróquia, dois santuários marianos, três seminários diocesanos e uma capelania. O clero é composto por 74 padres diocesanos, 57 padres religiosos e 48 diáconos permanentes. Também há 12 congregações religiosas masculinas e 11 femininas.

(Com informações do site ArquiSP e Diocese de Piracicaba)

Notícias relacionadas

Comentários

  1. A região de Piracicaba, com certeza vai ganhar muito com um hoem de muita sabedoria e simples, que Deus o ilumine Dom Devair nessa nova jornada!

  2. Dom Devanir seja bem vindo! Que seu trabalho seja abençoado. E, a exemplo do Mestre Jesus venha, de fato, para unir e valorizar os abatidos e injustiçados, dentro e fora, desta comunidade diocesana que agora está sob sua responsabilidade.

  3. QUE DEUS OS ANIME E FORTALEÇA NA SUA NOVA CAMINHADA E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA O CUBRA CIM SEU MANTO SEMPRE …SEJA MUITO FELIZ DOM DEVAIR ARAUJO …forte abraço .

  4. Desejo que D. Devanir continue sempre determinado em suas decisões. Que o Espírito Santo esteja sempre presente em sua vida eclesial mostrando o caminho a ser seguido e guiando seus passos. Que a cidade de Piracicaba o receba com muita alegria e muito amor. Que Deus o abençoe em sua nova jornada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Câmara lança campanha de 21 dias pelo fim da violência contra a mulher

Além da violência física contra a mulher, deputadas destacam importância de se combater violência política e psicológica A Secretaria da Mulher e a Primeira-Secretaria...

Dom Odilo à TV Canção Nova: ‘Que Deus continue iluminando e fortaleça este trabalho’

Arcebispo Metropolitano presidiu missa na comemoração dos 20 anos da emissora na capital paulista Na noite da segunda-feira, 23, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo...

Em live, Cardeal Scherer refletirá sobre a encíclica Fratelli tutti

Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, a Arquidiocese de São Paulo realizará mais uma edição do Diálogos com a Cidade, totalmente on-line, em virtude da...

Jovens se conectam a Assis para pensar em uma economia a serviço da vida

Mais de 2 mil jovens, de 115 países, participaram, entre os dias 19 e 21, do encontro internacional “Economia de Francisco”, atendendo ao convite...

Papa Francisco aos jovens: ‘Não fiquem fora de onde se produz o presente e o futuro!’

Em mensagem aos participantes de ‘Economia de Francisco’, o Papa defende uma nova abordagem econômica que inclua os pobres “Ou vocês se envolvem ou a...

Newsletter