Confira nossa versão impressa

Dom Odilo celebra festa de São Lourenço com diáconos permanentes

Dom Odilo celebra festa de São Lourenço com diáconos permanentes

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu na noite desta segunda-feira, 10, a missa da Festa de São Lourenço, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Água Rasa, zona Leste da capital.

A celebração reuniu diáconos permanentes da Arquidiocese e marcou as comemorações dos 20 anos de fundação da Escola Diaconal São José, para o diaconato permanente.

Diácono da Igreja Romana, São Lourenço foi martirizado pela perseguição do imperador Valeriano, quatro dias depois de o Papa Sisto II e seus companheiros serem mortos. Por esse motivo, ele é considerado patrono dos diáconos.

“Festejando São Lourenço Mártir, a Igreja nos convida a imitar seu exemplo e testemunho de firmeza na fé que o levou a abraçar o serviço de Deus e dos irmãos”, afirmou Dom Odilo, na homilia.

MINISTROS DA CARIDADE

O Cardeal Scherer ressaltou que, como diácono, esse santo dedicou sua vida ao serviço dos pobres e da Eucaristia. “Santo Agostinho recorda que São Lourenço servia ao povo o sangue de Cristo na Eucaristia. Depois, ele entregou seu sangue por Cristo”, destacou.

Dom Odilo ressaltou que, ao longo desses 20 anos, a Escola Diaconal, instituída pelo Cardeal Cláudio Hummes então Arcebispo de São Paulo, percorreu um bom caminho e hoje são colhidos muitos frutos.  Ele destacou a contribuição dada pelos pioneiros do diaconato permanente na Arquidiocese, inclusive, os já falecidos.

“Fico muito feliz em saber que muitos de vocês dedicam parte do seu tempo ao cuidado dos doentes, a levar a Eucaristia e também a promover a caridade organizada nas paróquias e em outras organizações sociais, inclusive a Caritas Arquidiocesana. Isso especifica muito bem o serviço dos diáconos. É um caminhado que vai se aprofundando, crescendo e aperfeiçoando ano após ano”, manifestou o Arcebispo.

O Cardeal incentivou os diáconos a tomarem a iniciativa e a criatividade para expressar de variadas formas o serviço em favor dos irmãos, especialmente os pobres. “Que, por intercessão de São Lourenço, todos vocês possam ter a alegria de viver o diaconato na generosidade a Deus e aos irmãos”, concluiu.

(Colaborou: Jenniffer Silva)

LEIA TAMBÉM:

Diáconos para servir na caridade, na pregação da Palavra e na liturgia

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

A genialidade da ‘Missa Solemnis’ de Beethoven, em seus 250 anos

A “Missa Solemnis” foi estreada em abril de 1824, em São Petersburgo, na Rússia, por iniciativa do príncipe Nikolai Borisovich Galitzine. Tem...

Dom Ângelo Mezzari é ordenado Bispo

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Auxiliar de São Paulo em 8 de julho, o Monsenhor Ângelo Ademir...

Em Aleppo, na Síria, 2 padres morrem devido à COVID-19

Sacerdotes estavam entre os cinco da Ordem Franciscana que ainda está na cidade e desenvolve ações caritativas à população, fortemente afetada pela...

Monsenhor Ângelo Mezzari se tornará um sucessor dos apóstolos

Na tarde deste sábado, 19, às 15h, no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara,...

Em cada árvore, muitas vidas beneficiadas

Crescem em São Paulo as ações da população para o plantio de árvores. Prefeitura lançará Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) no...

Newsletter