Igreja no Uruguai promove atividades criativas no Advento

Parte das ações antes realizadas presencialmente serão adaptadas para o ambiente on-line

Respeitando protocolos sanitários contra a COVID-19 , Igreja uruguaia mantém ações caritativas (foto: Celam)

As nove dioceses do Uruguai se preparam para celebrar o Natal com iniciativas criativas. As propostas incluem espaços de reflexão, oração e atividades que convidam à solidariedade com os necessitados.

A Igreja uruguaia convida que todos compartilhem a esperança do Advento em meio ao tempo de provação que o mundo está experimentando com a disseminação do coronavírus.

Virtualidade, oração e generosidade

Entre as atividades de preparação para o Natal está a iniciativa do Clube Católico da Arquidiocese de Montevidéu, que, obedecendo aos protocolos de segurança sanitária, optou por uma estratégia digital para oferecer acompanhamento aos fiéis que estão sozinhos neste momento.

Outra das propostas da Arquidiocese de Montevidéu é a campanha do Natal com Jesus, que está em andamento desde 2016, para resgatar o sentido cristão do Natal por meio da oração e da preservação das tradições.

Na iniciativa Natal com Jesus, é recitado o Santo Rosário da madrugada, abençoada a imagem do Menino Jesus e as famílias são incentivadas a participar com símbolos pendurados na varanda das suas casas.

Por sua vez, a Diocese de Melo prepara a entrega de 50 cestas de Natal com alimentos não perecíveis e outros itens que serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade. Paralelamente a esta atividade, é realizada a Fazenda de la Esperanza, onde são coletadas e entregues ajudas a uma comunidade de pessoas em processo de reabilitação de diversos vícios.

Para motivar as famílias, tradicionalmente são preparados presépios vivos, mas como este ano não será possível realizar eventos massivos, serão realizadas atividades virtuais, incluindo o clássico presépio vivo do Cottolengo Femenino Dom Orione, que reúne centenas de pessoas, e terá suas atividades transmitidas pelo Facebook.

Fonte: Celam

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários