Confira nossa versão impressa

Morre Frei Carlos Josaphat

Atualizado às 15:27

Morre Frei Carlos Josaphat

A Ordem dos Pregadores (Dominicanos) comunicou o falecimento do teólogo e escritor Frei Carlos Josaphat na noite desta segunda-feira, 9, em Goiânia (GO). Ele havia completado 99 anos no último dia 4.

Carlos Josaphat nasceu em 4 de novembro de 1921, em Abaeté (MG). Aos 12 anos, deixou a cidade para estudar no Seminário Menor da Diamantina (MG). Posteriormente, transferiu-se para Petrópolis (RJ), para estudar Filosofia e Teologia. Foi ordenado em 8 de dezembro de 1945.

Ingressou na Ordem dos Dominicanos em julho de 1953. No mesmo ano, partiu para a França, onde permaneceu até o primeiro semestre de 1957. Nesse período, teve o primeiro contato com os grandes teólogos Karl Rahner (1904-1984), e os dominicanos Yves Congar e Marie-Dominique Chenu. Também conheceu Jacques Maritain, Etienne Gilson e Emmanuel Mounier. Voltando ao Brasil, ainda em 1957, foi encarregado de orientar os estudos dos dominicanos no País, tarefa que exerceu até dezembro de 1963.

Na década de 1960, Frei Carlos tornou-se conhecido por seu engajamento em questões da atualidade, chegando a fundar, com o apoio da Juventude Universitária Católica (JUC) e da Ação Popular (AP), o semanário Brasil Urgente. Esse periódico circulou entre março de 1963 e 1° de abril de 1964, quando foi fechado pelo regime militar.

Concílio

Devido à ditadura, o dominicano teve que se exilar na Europa. Nessa ocasião, participou da terceira sessão do Concílio Vaticano como um dos assessores teológicos, chegando a acompanhar a elaboração da Constituição Dogmática Lumen gentium.

De volta ao Brasil no segundo semestre de 1994, Frei Carlos passou a residir no convento dominicano anexo à Paróquia Sagrada Família, na Região Episcopal Ipiranga. Nessa época, voltou a lecionar na Escola Dominicana de Teologia, no Instituto Teológico do Estado de São Paulo (ITESP) e em outras universidades do Brasil, além de ter publicado inúmeros livros. Estudioso de Santo Tomás de Aquino, comentou as questões sobre a Justiça da Suma Teológica.

Frei Carlos também era professor emérito da Universidade de Friburgo, na Suíça, Doutor Honoris Causa pela PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2014. Atualmente, ele residia no convento dominicano em Goiânia.

Funeral

Frei Carlos está sendo velado na Paróquia São Judas Tadeu, em Goiânia, onde, foi celebrada uma missa de corpo presente nesta manhã. Em seguida, seu corpo foi levado para sua terra natal, Abaeté, onde será sepultado nesta quarta-feira, 11.

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Natal 2020: lições para aprendermos e ensinarmos

Quem diria, há um ano, que estaríamos nos preparando para o Natal desta maneira tão diferente de tudo o que cada um de nós...

Na solenidade da Imaculada Conceição, Papa Francisco fará homenagem particular a Nossa Senhora

Para evitar aglomerações, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias contra a COVID-19, o Papa Francisco não realizará o tradicional ato de devoção a Nossa...

Na beleza do universo, contemplar a grandeza do Criador

Na quarta-feira, 2 de dezembro, se comemora o Dia Nacional da Astronomia, ciência que busca a compreensão física sobre o universo

Novena de Natal 2020: ‘Deus entra em nossas casas’

Subsídio preparado pela Arquidiocese de São Paulo é iluminado pelo sínodo arquidiocesano e pelas diretrizes gerais da CNBB, e está sensível ao atual momento...

Vídeo do Papa: ‘rezando, mudamos a realidade e nossos corações’

Foi divulgada, nesta terça-feira,1°, a videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para dezembro, último mês de 2020, ano marcado pela pandemia...

Newsletter